Brasil

Por unanimidade, STF mantém decisão de Moraes sobre perda de mandato de Carla Zambelli

Julgamento foi realizado em plenário virtual, onde os ministros registram seus votos no site do Supremo

CarlA Zambelli (Evaristo Sá/Getty Images)

CarlA Zambelli (Evaristo Sá/Getty Images)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 12 de dezembro de 2025 às 17h01.

Última atualização em 12 de dezembro de 2025 às 17h06.

Tudo sobreSupremo Tribunal Federal (STF)
Saiba mais

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, nesta sexta-feira, 12, confirmar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a perda automática do mandato da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP).

O julgamento foi realizado em plenário virtual, onde os ministros registram seus votos no site do STF. Embora a decisão tenha sido unânime, a votação permanece aberta até as 18h. Até o momento, votaram a favor da confirmação da decisão os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia.

O placar final foi de 4 votos a 0. Também votaram pela manutenção da decisão os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Moraes, relator do caso.

Conflitos com o legislativo

Com a decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a questão, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deverá dar posse ao suplente de Carla Zambelli, Adilson Barroso (PL-SP), no prazo de 48 horas.

Na última quarta-feira, 10, a Câmara dos Deputados havia decidido manter o mandato de Zambelli, com 227 votos a favor e 110 contra. Para a cassação ser aprovada, eram necessários 257 votos, o que não ocorreu. Em resposta a essa deliberação, Alexandre de Moraes determinou a anulação da resolução da Câmara que oficializou o resultado da votação, alegando que a decisão era inconstitucional.

Moraes argumentou que, de acordo com a Constituição, cabe ao Poder Judiciário decidir sobre a perda de mandato de um parlamentar condenado por decisão transitada em julgado, enquanto à Câmara dos Deputados compete apenas "declarar a perda do mandato". Assim, a decisão do STF prevalece sobre a votação da Câmara, resultando na perda automática do mandato de Zambelli.

*Em atualização.

Acompanhe tudo sobre:Supremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Ceagesp calcula prejuízo após ficar mais de 40 horas sem energia

Dino diz que ex-assessora operava emendas 'supostamente' em nome de Lira

Apagão em SP causa prejuízo de R$ 1 bilhão ao setor de serviços, diz Fecomércio

Homem morre ao tentar remover galho de árvore em calçada em São Paulo