Brasil

Polícia prende suspeito de roubo à Biblioteca Mário de Andrade

Durante a ação, seguranças e um casal de idosos que visitava o local foram rendidos

Suspeito de roubar obras de arte da Mário de Andrade é flagrado por câmeras da Prefeitura (Smart Sampa)

Suspeito de roubar obras de arte da Mário de Andrade é flagrado por câmeras da Prefeitura (Smart Sampa)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 8 de dezembro de 2025 às 14h57.

Última atualização em 8 de dezembro de 2025 às 14h58.

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta segunda-feira, 8, um dos dois homens suspeitos de invadir e roubar obras de arte da Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital, durante o fim de semana.

Felipe dos Santos Fernandes Quadra, de 31 anos, foi localizado em uma residência na Mooca, zona leste. Segundo a corporação, ele tem antecedentes por furto, roubo e tráfico de drogas.

Os suspeitos foram identificados por meio de imagens de câmeras de segurança, que registraram a dupla carregando as obras na manhã de domingo. Para evitar que as peças deixem o país, a Prefeitura acionou a Interpol, via Polícia Federal.

Em nota, a 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) informou que investiga o caso. O veículo utilizado na fuga foi apreendido e encaminhado para perícia.

O que foi levado

No assalto, foram levadas oito gravuras de Henri Matisse e cinco de Candido Portinari, da série Menino de Engenho. As obras integravam a exposição Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. O valor do acervo furtado não foi divulgado.

Imagem divulgada pela Polícia Militar: Espaço onde as obras roubadas estavam expostas na Biblioteca Mário de Andrade, no Centro de SP (Reprodução)

Durante a ação, seguranças e um casal de idosos que visitava o local foram rendidos. Os criminosos recolheram as peças e fugiram em direção ao Vale do Anhangabaú, segundo a Polícia Militar.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informou que as gravuras estavam cobertas por seguro e que o espaço conta com equipe de vigilância e sistema de câmeras. O caso foi registrado no 2º DP (Bom Retiro) e é conduzido pela Cerco.

Acompanhe tudo sobre:RoubosArte

Mais de Brasil

Bolsonaro tem nova crise de soluços e hospital confirma procedimento na segunda

SP, Rio e BH: veja as cidades que bateram recorde de calor em dezembro

Prefeitura do Rio vai autuar empresa de avião que caiu em Copacabana

Ondas de calor: quais cuidados tomar, segundo órgãos oficiais de saúde