Brasil

Polícia prende 23 pessoas em operação de combate às drogas

Com o objetivo de reprimir uma facção criminosa que atuava na cidade, cerca de 200 policiais civis iniciaram a ação nas primeiras horas da manhã


	Drogas: os policias da Operação Apocalipse apreenderam meio quilo de cocaína e 200 gramas de maconha.
 (Getty Images/AFP / Stephen Brashea/Getty Images)

Drogas: os policias da Operação Apocalipse apreenderam meio quilo de cocaína e 200 gramas de maconha. (Getty Images/AFP / Stephen Brashea/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Rio de Janeiro - Vinte e três pessoas foram presas hoje (21) durante uma megaoperação da Policia Civil para combater o tráfico de drogas no município de São Fidelis, no norte fluminense. Com o objetivo de reprimir uma facção criminosa que atuava na cidade, cerca de 200 policiais civis de 20 delegacias especializadas da capital e do interior do estado iniciaram a ação nas primeiras horas da manhã, com o apoio da Coordenadoria de Recursos Humanos Especiais (Core).

Os policias da Operação Apocalipse apreenderam meio quilo de cocaína e 200 gramas de maconha. A ação contou com a participação de cães farejadores e com o apoio tático de helicópteros, ficando concentrada nas comunidades da Chatuba, São Vicente de Paula e Usina.

De acordo com o delegado Rodrigo Maia, responsável pela operação, as investigações que deram origem à operação começaram em novembro do ano passado a partir do alto número de assassinatos e roubo de carros na região. A Justiça do estado expediu mandados de prisão contra cinco chefes do tráfico, sete gerentes e outros 20 envolvidos na comercialização das drogas na cidade. Também foram expedidos 50 mandados de busca e apreensão. Segundo o delegado, as buscas vão continuar para prender as nove pessoas foragidas.

"Nós estamos desmantelando o tráfico de drogas na região e, com isso, pretendemos também diminuir o número de homicídios e o roubo de carros, que sempre foi muito grande na área. Esperamos contar com o apoio da população para capturar os criminosos que ainda estão foragidos", afirmou Maia.

Durante a operação, 5 mil panfletos educativos foram jogados de um helicóptero em várias áreas da cidade. O objetivo é incentivar a população a denunciar o paradeiro de criminosos e possíveis esconderijos de drogas. A polícia também colocou um banner na frente da delegacia, com fotos de chefes do tráfico, gerentes e outros suspeitos.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDrogasJustiçaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Lula sanciona projeto de eólicas em alto-mar com veto a 'jabutis' que encareceriam conta de luz

Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.424,11 após reajuste

Moraes determina que Bolsonaro comprove convite para posse de Trump

Líder do governo Lula diz que Venezuela é ditadura e posse de Maduro é 'ilegítima'