Da Redação
Publicado em 28 de julho de 2016 às 18h51.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h34.
Orientação gourmet
Um laudo da Polícia Federal mostrou indícios de que o ex-presidente Lula e sua esposa, Marisa Letícia, orientaram as reformas feitas no sítio de Atibaia, em São Paulo, apontado como de sua propriedade. Segundo a PF, a reforma do local custou 1,2 milhão de reais. A execução da obra foi liderada por um arquiteto da empreiteira OAS, com conhecimento de seu presidente, Léo Pinheiro. Entre os ajustes pedidos, Lula e Marisa orientaram a construção de uma cozinha gourmet que custou 252.000 reais.
–
Trabuco é réu
O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10a Vara da Justiça Federal, em Brasília, aceitou nesta quinta-feira a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e outras nove pessoas por envolvimento no esquema de corrupção do Carf, na Receita Federal. Agora Trabuco passa a ser réu na ação penal do caso. O banco nega as acusações.
–
Abertura em família
O presidente interino Michel Temer terá 42 convidados na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto. A lista ainda não está fechada, mas deverá ser tomada por ministros do governo. Temer levará também sua família. A primeira-dama, Marcela Temer, seu filho, Michelzinho, e a sogra, Norma Tedeschi, também estarão na festa. Apenas Marcela poderá ficar na tribuna de honra. No evento, o discurso de Temer se resumirá a “Declaro aberto os Jogos do Rio, celebrando a 31a Olimpíada da era moderna”.
–
A bolsa-ministro
Quase metade da equipe de ministros que integraram o governo de Dilma Rousseff até seu afastamento receberá salário até o final do ano. Eles têm direito à chamada “quarentena”, benefício que deve ser concedido durante seis meses com remuneração integral. A Comissão de Ética da Presidência da República informou que até agora 17 ex-ministros recebem o benefício, entre eles Jaques Wagner, Aloizio Mercadante, José Eduardo Cardozo, Nelson Barbosa, Ricardo Berzoini. Ex-presidentes de empresas e institutos públicos também têm recebido salário. A ideia é que os antigos ocupantes das altas funções do governo usem o período para evitar conflito de interesses — e utilização de informações privilegiadas. No total, foram 213 pedidos de quarentena: 74 aprovados, 102 recusados, 5 arquivados e 32 ainda não definidos.
–
Moro: projeto de Renan “preocupante”
O juiz Sergio Moro disse nesta quinta-feira que o projeto de lei que estabelece punições para o abuso de autoridade é “preocupante” e “pune o juiz por interpretar a lei”. As declarações foram feitas num evento de juízes, procuradores e promotores em Curitiba, no Paraná. A proposta é de autoria do senador Renan Calheiros, do PMDB. Investigadores que atuam na Operação Lava-Jato também estiveram presentes no ato. Renan tentou votar o projeto com urgência antes do recesso, mas acabou derrotado na comissão especial que o examina. Segundo ele, a votação da proposta está na pauta do segundo semestre.
–
Os erros de Lula
Em sabatina, a pré-candidata à prefeitura de São Paulo Marta Suplicy afirmou que não aumentará impostos se for eleita. Hoje no PMDB, ela admitiu que o governo federal terá de promover cortes em áreas como educação e saúde. Atribui a necessidade à gestão de Dilma Rousseff. Marta também mirou o atual prefeito, Fernando Haddad, do PT. Para ela, as escolhas de Haddad e de Dilma para candidaturas foram os maiores erros de Lula.
–
Lula X Moro
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu à Comissão de Direitos Humanos da ONU contra o juiz Sergio Moro. Lula acusou o magistrado de violar seus direitos. Sua defesa questionou a “privação de liberdade” quando de sua condução coercitiva, em março, na 24a fase da Lava-Jato. O ex-presidente também argumenta que houve vazamento de material confidencial com a divulgação de suas conversas telefônicas.
–
Orgulho do papai
Expedito Machado, filho do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, gastou cerca de 90 milhões de reais em quatro imóveis no Reino Unido. A informação é do The Guardian. Expedito fez delação premiada na Lava-Jato e confessou ter ajudado o pai no esquema de propinas. Segundo a denúncia, os negócios foram realizados por meio de empresas offshore controladas por ele.
–
Prefeituras quebradas
As prefeituras fecharam as contas de 2015 muito perto da falência, segundo a Firjan. O índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 2015, divulgado nesta quinta-feira, recuou 7,5% em relação a 2014, atingindo 0,4432 — o menor patamar desde 2006. O déficit nominal calculado é de 45, 8 bilhões de reais. O rombo poderá chegar a 60 bilhões até o final do ano.
–
Arrumando espaço
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou nesta quinta-feira que a demissão de 73 funcionários da pasta teve o objetivo de “desaparelhar” o governo. Segundo ele, foram criados cargos que não eram necessários e serviam apenas para “acomodar a militância”, referindo-se ao PT. A onda de demissões deve prosseguir e atingir 315 cargos nos próximos dias. Barros garante que as vagas remanescentes serão ocupadas por funcionários de carreira. A ver.