Brasil

PF faz Operação Ghost Coffee para combater fraude tributária

Operação pretende prender pessoas suspeitas de envolvimento com um esquema de fraude tributária. Os prejuízos aos cofres públicos podem chegar a R$ 350 milhões


	Café: segundo a PF, empresas de exportação e torrefação de café envolvidas no esquema se valiam de firmas fictícias para comprar o produto usando créditos do PIS e Confins
 (Fernando Moraes/VEJA SÃO PAULO)

Café: segundo a PF, empresas de exportação e torrefação de café envolvidas no esquema se valiam de firmas fictícias para comprar o produto usando créditos do PIS e Confins (Fernando Moraes/VEJA SÃO PAULO)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2013 às 11h48.

Brasília - A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal fazem hoje (5) a Operação Ghost Coffee para prender pessoas suspeitas de envolvimento com um esquema de fraude tributária. Os prejuízos aos cofres públicos podem chegar a R$ 350 milhões.

Segundo a PF, empresas de exportação e torrefação de café envolvidas no esquema se valiam de firmas fictícias para comprar o produto usando créditos do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

As firmas fictícias forneciam notas fiscais, obtinham créditos tributários, mas não recolhiam os impostos devidos. Em alguns casos, os envolvidos com o esquema chegaram a pedir ao Fisco o ressarcimento dos valores creditados, mesmo esse dinheiro jamais tendo entrado nos cofres públicos.

A 4ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais expediu oito mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios de advocacia e contabilidade. Vinte e dois policiais federais, 15 auditores fiscais e um analista da Receita Federal participaram da operação.

O nome Ghost Coffee foi dado em alusão à expressão inglesa usada para denominar empresas fantasmas.

Acompanhe tudo sobre:CaféCommoditiesCrimecrime-no-brasilFraudesPolícia Federal

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP