Brasil

PF faz buscas na residência de Carla Zambelli e apreende mais armas da deputada

Ordem foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal após deputada ter sacado arma na rua em São Paulo

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos endereços dela (Michel Jesus/Câmara dos Deputados/Agência Câmara)

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos endereços dela (Michel Jesus/Câmara dos Deputados/Agência Câmara)

AO

Agência O Globo

Publicado em 3 de janeiro de 2023 às 14h43.

Última atualização em 3 de janeiro de 2023 às 14h56.

A Polícia Federal cumpriu busca e apreensão na residência da deputada Carla Zambelli (PL-SP) nesta terça-feira, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para a apreensão de mais armas que ela tinha em sua posse. Foram apreendidas três armas, de acordo com investigadores que tomaram conhecimento da ação.

O STF abriu uma investigação preliminar sobre as armas da deputada depois que, na véspera do segundo turno da eleição presidencial, ela sacou uma pistola em São Paulo e chegou a entrar em um bar com a arma em punho. O ministro Gilmar Mendes suspendeu seu porte de armas e determinou a devolução de todos os armamentos que ela possuía.

Em um vídeo divulgado pela própria deputada, ela afirmou que já havia entregue espontaneamente à PF uma pistola, após a determinação do ministro Gilmar Mendes, e disse que os policiais federais levaram outras três armas de sua residência na ação realizada hoje.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

"Apesar de ter entregue espontaneamente minha G3C 9 mm, eles levaram também agora minha 380 Taurus, uma Ruger 9mm e uma arma de coleção, 38, que eu tinha."

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos endereços dela.

"Zambelli informa que cooperou, como sempre fará, com as autoridades policiais para o cumprimento da decisão. Caso qualquer atentado à vida da deputada, agora desprotegida, aconteça, já sabemos o responsável", disse em nota a assessoria da deputada.

LEIA TAMBÉM:

STF suspende porte de arma da deputada Carla Zambelli

Após ordem do STF, Zambelli entrega pistola à Polícia Federal

Acompanhe tudo sobre:ArmasGilmar MendesPolícia FederalSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Avião cai em avenida principal de Gramado, na Serra Gaúcha

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'