Brasil

PF faz buscas em 5 estados e no DF contra corrupção na Infraero

Operação mira em crimes de associação criminosa, corrupção, violação de sigilo funcional e crimes licitatórios na Infraero

Aeroporto de Cumbica; Guarulhos; Terminal 3; T3; Bagagem; Avião; Horário

Foto: Germano Lüders
04/2019 (Germano Lüders/Exame)

Aeroporto de Cumbica; Guarulhos; Terminal 3; T3; Bagagem; Avião; Horário Foto: Germano Lüders 04/2019 (Germano Lüders/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de outubro de 2020 às 12h46.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 21 a Operação Índia para investigar suposto esquema de corrupção na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A ofensiva mira em crimes de associação criminosa, corrupção, violação de sigilo funcional e crimes licitatórios.

Cerca de 30 agentes cumprem 19 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em cinco Estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Rio Grande do Norte.

De acordo com a PF, o esquema sob suspeita teria operado entre 2016 e 2018 envolvendo funcionários da Infraero e empresários dos ramos de turismo e de alimentação. As investigações apontam que o grupo fraudava licitações das áreas "lounge" e quiosques de alimentação nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro), subavaliando as áreas e desqualificando dos certames empresas que não estivessem associadas ao grupo.

"Assim, permitia-se a contratação de propostas menos vantajosas para a Infraero em fraudes estimadas em cerca de R$ 10 milhões de reais", apontou a Polícia Federal em nota. Os investigadores dizem que as apurações tiveram início com a comunicação dos fatos pelo Ministério da Infraestrutura, após procedimento interno da própria Infraero.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoPolícia FederalInfraero

Mais de Brasil

Congresso e STF retomam os trabalhos nesta segunda-feira; veja a agenda da semana

Chuva forte deixa mais de 100 mil imóveis sem energia em São Paulo

Anvisa anuncia proibição de suplementos da empresa Livs Brasil

Morte do cão Orelha mobiliza protestos pelo Brasil