Seca: as máquinas, cedidas pelo governo federal para ajudar na convivência com a seca, estavam sendo utilizadas com finalidade particular pelo secretário de Planejamento do município (Photo by Scott Olson/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 13 de novembro de 2013 às 11h17.
Recife - A Polícia Federal em Pernambuco apreendeu, nesta terça-feira, 12, por suspeita de uso irregular, duas retroescavadeiras e um caminhão caçamba do Programa de Aceleração do crescimento (PAC).
As máquinas, cedidas pelo governo federal para ajudar na convivência com a seca - com perfuração de poços e cacimbas e construção de estradas vicinais - estavam sendo utilizadas para a limpeza de um açude na propriedade do secretário de Planejamento do município de Serrita, a 539 quilômetros do Recife, Rodrigo Cecílio. Ele é filho do prefeito Carlos Eurico Cecílio, do PSB.
De acordo com a assessoria da PF-PE, que divulgou a ação nesta quarta-feira, 13, os agentes chegaram ao local depois de receberem denúncias anônimas. Foi instaurado inquérito para apurar o caso e o prefeito, o secretário de Planejamento e também o de Agricultura - que determinou o serviço - serão intimados a depor.
De acordo com os operadores das máquinas, o combustível dos equipamentos também era pago pela prefeitura e o abastecimento ocorria no posto de gasolina pertencente a Rodrigo Cecílio.
Outro lado
O prefeito reagiu com tranquilidade à apreensão e garantiu que tudo será esclarecido. "Não há nenhuma safadeza", assegurou, por telefone, ao informar que em abril deste ano a prefeitura decretou como de utilidade pública os mananciais de água do município, para poderem ser utilizados pelo poder público no atendimento à população, amenizando a falta de água provocada pela seca.
Segundo ele, não somente o açude da propriedade do seu filho, mas outros 100 mananciais estão sendo limpos, com a ajuda das máquinas, para aumentar a capacidade de acumulação de água.
"É um trabalho de prevenção", informou. O prefeito disse que os trabalhos na propriedade de Rodrigo Cecílio foram realizados em dois dias e meio.
A seca, considerada a pior dos últimos 50 anos, dizimou 80% do rebanho do município e 100% da agricultura, de acordo com o prefeito. "A população está vivendo da previdência dos aposentados e do Bolsa Família", disse ele. Serrita tem 18 mil habitantes.