Brasil

Petrobras assina contrato com estatal da Índia para fornecer até 6 milhões de barris de petróleo

Com novo acordo, estatal brasileira passa a exportar para as três maiores refinadoras públicas indianas

Publicado em 17 de outubro de 2025 às 18h28.

Última atualização em 17 de outubro de 2025 às 18h32.

A Petrobras firmou contrato com a Hindustan Petroleum Corporation (HPCL) para a venda de até seis milhões de barris de petróleo ao longo de um ano. A assinatura ocorreu na última quinta-feira, 16, durante missão oficial em Nova Delhi, liderada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.

Com o novo acordo, a Petrobras passa a fornecer petróleo para as três maiores refinadoras estatais da Índia. Em fevereiro deste ano, a companhia já havia fechado contrato com a Bharat Petroleum Corporation (BPCL), também prevendo entrega de até seis milhões de barris em 12 meses.

Além disso, mantém um acordo comercial contínuo com a Indian Oil Corporation (IOC), por meio do qual mais de 20 milhões de barris foram exportados para o país nos últimos dois anos.

Expansão da presença brasileira no mercado energético indiano

O novo contrato reforça a estratégia da Petrobras de ampliar sua presença entre os refinadores estatais indianos, que operam com óleos médios — perfil compatível com a produção exportada pela estatal brasileira.

Historicamente, as relações da empresa com a Índia estavam concentradas em refinarias privadas, com destaque para a Reliance Industries Limited (RIL), ainda parceira ativa.

Segundo Claudio Schlosser, diretor-executivo de logística, comercialização e mercados da Petrobras, a Índia representa um mercado-chave para o petróleo brasileiro. Ele destacou o crescimento econômico e populacional do país, bem como sua capacidade de refino de mais de cinco milhões de barris por dia e a produção local que cobre pouco mais de 10% da demanda.

O executivo ainda destacou que o avanço nas negociações é resultado dos esforços contínuos dos escritórios comerciais da estatal em Singapura, Rotterdam e Houston, coordenados pela sede no Rio de Janeiro.

Além da Índia, a Petrobras tem intensificado exportações de petróleo para a Coreia do Sul, Singapura, Tailândia e, com maior volume, para o mercado europeu. A empresa também comercializa derivados de petróleo em mercados da África, Américas e Ásia, somando mais de dez tipos de produtos no portfólio internacional.

Acompanhe tudo sobre:PetrobrasPetróleoÍndia

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas