Brasil

Pesquisa aponta índice elevado de sífilis em indígenas

De acordo com o estudo, a prevalência de sífilis na população indígena avaliada foi 1,43%, índice considerado elevado pelos pesquisadores

Até o momento foram testados 45.612 indígenas, o que representa 54,7% da população indígena do Amazonas e de Roraima (Divulgação/Funai/Divulgação)

Até o momento foram testados 45.612 indígenas, o que representa 54,7% da população indígena do Amazonas e de Roraima (Divulgação/Funai/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2011 às 16h39.

São Paulo - Uma pesquisa baseada no uso de tecnologia inédita para realizar testes de sífilis e HIV nas aldeias permitiu rastrear a presença dessas doenças na população indígena nos Estados do Amazonas e de Roraima. Os primeiros resultados da pesquisa foram divulgados hoje. O teste é feito em 20 minutos, e o diagnóstico permite o início imediato do tratamento para os pacientes. De acordo com o estudo, a prevalência de sífilis na população indígena avaliada foi 1,43%, índice considerado elevado pelos pesquisadores.

A prevalência de HIV foi de 0,1% na população testada, baixa quando comparada ao índice da população geral do País (0,6%). Em gestantes indígenas, o porcentual de sífilis foi 1,03%, um pouco mais baixa que as taxas encontradas em gestantes que moram nos grandes centros urbanos (1,6%). Já a prevalência de HIV nesse grupo foi de 0,08%.

Até o momento foram testados 45.612 indígenas, com mais de dez anos, o que representa 54,7% da população indígena do Amazonas e de Roraima. No total, serão testados pelo projeto 83.311 indígenas dos dois Estados, pertencentes a 195 etnias.

A intenção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) é levar os testes para outras comunidades indígenas do País ainda este ano, devido ao contato dos índios com os não índios. A primeira etapa do projeto termina em 30 julho. A mesma tecnologia de testes para sífilis deve ser utilizada para gestantes em todo o País, por meio do Rede Cegonha.

Acompanhe tudo sobre:Brasíliacidades-brasileirasSaúde

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'