Brasil

Percepção de deputados sobre relação com governo piora, diz XP

A avaliação negativa (ruim e péssimo) sobre o relacionamento da Câmara com a Presidência subiu de 12% em fevereiro para 55% em abril

Maia e Bolsonaro: os parlamentares foram consultados após o conflito público entre Bolsonaro e Maia ter sido destravado (Wilson Dias/Agência Brasil)

Maia e Bolsonaro: os parlamentares foram consultados após o conflito público entre Bolsonaro e Maia ter sido destravado (Wilson Dias/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de abril de 2019 às 11h55.

Última atualização em 9 de abril de 2019 às 11h56.

São Paulo — A percepção de deputados sobre a relação com o Planalto piorou após atritos entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), revela pesquisa feita pela XP Investimentos com 201 deputados.

A avaliação negativa (ruim e péssimo) sobre o relacionamento da Câmara com a Presidência subiu de 12% em fevereiro para 55% em abril. Já a percepção de que as duas instituições se relacionam bem caiu de 57% para 16% no mesmo período.

(XP Investimentos/Reprodução)

A avaliação sobre o relacionamento individual de cada deputado com o Planalto foi na mesma direção: ruim e péssimo subiram de 19% para 30% enquanto ótimo e bom caíram de 47% para 34% em dois meses.

Os deputados federais foram consultados entre os dias 26 de março e 4 de abril, depois, portanto, do conflito público entre Bolsonaro e Maia ter sido destravado.

(XP Investimentos/Reprodução)

O levantamento aponta que a piora na percepção da relação entre os dois Poderes está relacionada ao atendimento das demandas dos deputados.

Para 37% dos parlamentares consultados, os pleitos encaminhados a agências, órgãos e ministérios do governo federal têm sido mal ou muito mal atendidos (a percepção ruim era de 9% em fevereiro).

Entre 21% dos deputados ouvidos, o atendimento foi avaliado como "mais ou menos" - essa classificação era de 8% há dois meses.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGoverno BolsonaroJair BolsonaroRodrigo Maia

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo