Brasil

Pedágio urbano só tem apoio de 20% dos paulistanos

Pesquisa também mostrou que mais da metade dos moradores de São Paulo não querem aumento das regras do rodízio

Avenida Paulista: também é pequena a aceitação dos paulistanos à ideia de rodízio de carros por 2 dias (41%) (Priscila Zambotto/Guia Quatro Rodas)

Avenida Paulista: também é pequena a aceitação dos paulistanos à ideia de rodízio de carros por 2 dias (41%) (Priscila Zambotto/Guia Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - Apenas um quinto dos paulistanos é a favor do pedágio urbano no centro expandido, de acordo com a quarta edição da pesquisa de percepção sobre mobilidade em São Paulo feita pelo Ibope para o Movimento Nossa São Paulo.

O levantamento mostra que 20% dos moradores da capital paulista são a favor do pedágio - o índice era de 26% na mesma pesquisa do ano passado. Disseram ser contra a cobrança 78%. A margem de erro do levantamento é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Também é pequeno o apoio para aumentar o rodízio de veículos para dois dias na semana - hoje os veículos são proibidos de circular em determinados horários apenas uma vez por semana. Apenas 41% dos paulistanos são favoráveis à ideia do rodízio de dois dias, ante 52% em 2009. E subiu de 46% para 56% os que disseram ser contra o projeto.

O porcentual dos que afirmaram ser a favor de multar o motorista que para em cima da faixa de pedestre passou de 83%, no ano passado, para 93% na nova pesquisa.

A proibição de estacionamento de veículos em ruas e avenidas do centro expandido ganhou o apoio de 62% dos paulistanos; 35% disseram ser contra. Esse item teve avaliação positiva para 62% dos entrevistados que são motoristas.

A pesquisa, realizada nos dias 25 a 30 de agosto, ouviu 805 paulistanos com 16 anos ou mais.

Leia mais sobre São Paulo

Siga as últimas notícias de Economia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarroscidades-brasileirasMetrópoles globaismobilidade-urbanaPesquisas de mercadosao-pauloTrânsitoVeículos

Mais de Brasil

Oito pontos para entender a decisão de Dino que suspendeu R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Ministro dos Transportes vistoria local em que ponte desabou na divisa entre Tocantins e Maranhão

Agência do Banco do Brasil é alvo de assalto com reféns na grande SP

Desde o início do ano, 16 pessoas foram baleadas ao entrarem por engano em favelas do RJ