Brasil

PEC da Transição está na pauta da Câmara, mas votação deve ficar para quarta

Deputados esperam decisão do STF sobre emendas de relator do Orçamento e definição sobre ministérios de Lula

 (Wilson Dias/Agência Brasil)

(Wilson Dias/Agência Brasil)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 13 de dezembro de 2022 às 06h00.

A PEC da Transição está na pauta do plenário da Câmara para discussão nesta terça-feira, 13, mas o texto só deve ser analisado pelos deputados a partir de quarta-feira, 14. Aprovado pelo Senado na semana passada, o projeto garante recursos fora do teto de gastos e prevê uma nova regra fiscal, por meio de lei complementar, a partir de 2024.

Diante do cenário político ainda indefinido, a votação pode terminar apenas na quinta-feira, 15. Os deputados reclamam da falta de avanços nas negociações por espaços na composição do novo governo e ressaltam, sobretudo, as incertezas sobre o julgamento do orçamento secreto no Supremo Tribunal Federal (STF).

No Senado, a PEC teve 64 votos favoráveis, 15 a mais do número necessário para aprovação. Na Câmara, o mínimo é 308 votos, também em dois turnos de votação. O placar, com margem ampla de votos a favor, fez os deputados desconfiarem de que as conversas com os senadores para integrar a Esplanada dos Ministérios do novo governo Lula estão mais avançadas do que com a Câmara.

Mas o principal temor, em especial do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é que o Congresso perca o protagonismo sobre o Orçamento, com a possibilidade de o STF declarar as emendas de relator-geral inconstitucionais.

O Supremo retoma na quarta-feira, 14, o julgamento da ação, com o voto da presidente da Corte, Rosa Weber. Ainda não há certeza se a análise vai terminar este ano. Além de longos pareceres, há expectativa de pedido de vista. Mas a sessão na STF deve se estender até quinta, 15.

Por isso, à espera da definição nas duas pontas - por Lula, com a indicação de espaços para os deputados no novo governo; e pelo STF, sobre as emendas de relator -, a ordem de Lira é só dar um destino final à PEC da transição na Casa na quinta.

Com informações de Agência Estado

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCongressoBolsa famíliaAuxílio Brasil

Mais de Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte e granizo em SP nesta terça

Investigação aponta quatro servidores da Receita que vazaram dados do STF

Receita diz que não 'tolera desvios' após operação da PF sobre possíveis vazamentos de dados

Desfile de Carnaval no Rio: Anac notifica Portela por drone na Sapucaí