Brasil

Pariquera-Açu espera substituto de médico cubano

Município deve até o fim desta semana receber um médico para substituir o cubano Ortelio Jaime Guerra, que abandonou o Mais Médicos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de fevereiro de 2014 às 17h40.

Sorocaba - O município de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo, deve até o fim desta semana um médico para substituir o cubano Ortelio Jaime Guerra, que abandonou o programa Mais Médicos, do governo federal, e fugiu para os Estados Unidos.

De acordo com o diretor de Saúde Willian Rodrigo de Souza, a prefeitura fez o pedido ao Ministério da Saúde e teve a garantia de atendimento. "Fomos informados oficialmente de que o novo médico, também cubano, estará na cidade até o dia 15", disse.

Guerra fazia parte de um grupo de 34 médicos cubanos destinados a 22 cidades do Vale do Ribeira, a região mais pobre do Estado. Moradores do bairro Peri Peri, que ele atendia, estão sem atendimento médico desde o dia 26 de janeiro, quando o cubano deixou a cidade de 18.522 habitantes.

O bairro, um dos mais carentes, tem cerca de três mil moradores. De acordo com o diretor de Saúde, o município não dispõe de médico para substituir o cubano, por isso pediu a reposição. Outros dois profissionais cubanos destinados à cidade continuam atendendo em unidades da área urbana e da zona rural.

Acompanhe tudo sobre:Mais MédicosMinistério da SaúdeSaúdeSaúde no BrasilSUS

Mais de Brasil

Com vendaval de até 100 km/h esperado, SP monta gabinete de crise para temporais

Lula pede que Trump "pense como habitante da Terra" para combater aquecimento global

Risco de acidente fatal: quase 2 milhões de carros circulam no Brasil com airbags defeituosos

Parlamentos do G20 discutem em Brasília seu papel no combate à desigualdade