Brasil

Paraná tem maior redução de homicídios dolosos desde 2007

72% dos municípios paranaenses — 286 dos 399 — registraram nenhum ou apenas um homicídio doloso nos primeiros nove meses de 2025

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de outubro de 2025 às 19h37.

O estado do Paraná apresentou uma redução de 29% nos homicídios dolosos entre janeiro e setembro de 2025 - isso comparando com o mesmo período de 2024. O número de ocorrências caiu de 1.214 para 865, segundo dados do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). Trata-se do menor número registrado para o período desde o início da série histórica, em 2007.

A tendência de queda também foi observada nos registros de roubos e furtos. Os roubos diminuíram 18%, passando de 13.785 para 11.271 casos. Os feminicídios caíram 10%, com 64 ocorrências em 2025 frente a 71 no ano anterior.

De acordo com a SESP, a redução está associada ao uso de ferramentas de inteligência policial, à integração entre as forças de segurança e a investimentos em efetivo, equipamentos e tecnologia. A pasta também destacou o trabalho de análise de dados para identificar padrões e causas de crimes em diferentes regiões do estado.

Em 2024, o Paraná já havia registrado os menores índices de homicídios, roubos e furtos da série histórica. O cenário atual mantém essa trajetória.

Outro dado divulgado aponta que 72% dos municípios paranaenses — 286 dos 399 — registraram nenhum ou apenas um homicídio doloso nos primeiros nove meses de 2025. O número de cidades sem qualquer ocorrência desse tipo de crime aumentou 19% em relação ao mesmo período de 2024.

A SESP também atribui os resultados à atuação conjunta das polícias Militar, Civil, Científica e Penal, além de ações voltadas à ressocialização.

Acompanhe tudo sobre:ParanáSegurança pública

Mais de Brasil

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP

Chuva forte e novos temporais são esperados para fim de semana no Paraná

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF