Brasil

Para Temer, SUSP estará incorporado ao vocabulário como SUS

O SUSP integra informações de inteligência e sobre criminalidade e padroniza a formatação de dados como registros de ocorrência

Michel Temer: "Tínhamos ciência de que não era o bastante apenas criar o Ministério da Segurança Pública, era preciso dotá-lo de recursos" (Leonardo Benassatto/Reuters)

Michel Temer: "Tínhamos ciência de que não era o bastante apenas criar o Ministério da Segurança Pública, era preciso dotá-lo de recursos" (Leonardo Benassatto/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de junho de 2018 às 19h13.

Brasília - O presidente Michel Temer acredita que, em breve, o Sistema Único de Segurança Público (SUSP), será "incorporado ao vocabulário dos brasileiros", assim como o Sistema Único de Saúde (SUS).

A comparação foi feita durante cerimônia de sanção da lei que cria o Susp, nesta segunda-feira, 11, no Palácio do Planalto. "Hoje damos um passo importantíssimo para garantir tranquilidade ao povo", afirmou o presidente.

Na ocasião, Temer também assinou medida provisória que direciona parte da arrecadação das loterias federais esportivas para o Ministério Extraordinário da Segurança Pública.

"Tínhamos ciência de que não era o bastante apenas criar o Ministério da Segurança Pública, era preciso dotá-lo de recursos".

Segundo Temer, as medidas são "quase uma ousadia" do governo por tentarem realizar a integração da segurança em todos os Estados.

O SUSP integra informações de inteligência e sobre criminalidade e padroniza a formatação de dados como registros de ocorrência. As forças de segurança pública estaduais, polícias civil e militar, devem passar a atuar de forma conjunta em operações com órgãos federais.

Temer declarou ainda que o "drama da violência faz parte do cotidiano dos brasileiros" e disse que a violência é uma "inaceitável tragédia humana". "Somos todos vítimas de uma criminalidade cada vez mais sofisticada e isso exige um combate sofisticado."

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerMinistério da Segurança PúblicaSegurança pública

Mais de Brasil

Quem é Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais

Avião cai em Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes