Exame Logo

Papa, brigas e prisões: os 29 fatos mais marcantes de 2013

Dos protestos de junho à visita do Papa, da violência nos estádios às prisões dos condenados no mensalão, veja os fatos de 2013 que devem entrar para a história

O Brasil mudou em 2013? (Montagem EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 17h01.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h21.

São Paulo - O ano de 2013 poderá ficar marcado tanto como o ano em que políticos corruptos foram parar atrás das grades, como o ano em que a população brasileira saiu da inércia e foi às ruas exigir melhorias. Sem dúvida, duas situações atípicas na história (ao menos recente) do país. Foi ainda o ano das multidões: foram milhares de fanáticos por futebol na Copa das Confederações e de apaixonados por música no Rock in Rio, além de fiéis, na Jornada Mundial da Juventude.Relembre nas fotos a seguir os momentos mais marcantes de 2013 :
  • 2. Black Blocs destroem tudo (ou ao menos muita coisa)

    2 /27(Fernando Frazão/ABr)

  • Veja também

    Durante a onda de protestos,um grupo antes à margem da opinião pública chamou a atenção. Os Black Blocsse destacam pela atuação violenta como forma de protesto. Bancos nunca tiveram tantas vidraças quebradas. Depois de junho, infiltraram-se em causas tão diversas como a greve dos professores no Rio e a invasão do laboratório Royal.
  • 3. Condenados no mensalão vão para a cadeia

    3 /27(Reuters)

  • O julgamento e a prisão de parte dos réus do mensalão foi um fato sem precedentes no país. Pela primeira vez, líderes políticos de peso foram encarcerados. Entre eles, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. A dúvida dos brasileiros é se isso vai realmente ser um ponto de inflexão ou exceção no combate à corrupção.
  • 4. Imagens de briga de torcidas correm o mundo

    4 /27(REUTERS/Carlos Moraes/Agencia O Dia)

    A briga entre membros das torcidas organizadas de Vasco e Atlético Paranaense na última rodada do Brasileirão marcou o fim de uma das edições mais violentas do campeonato nacional e levantaram dúvidas sobre a segurança durante a Copa do Mundo.
  • 5. Incêndio na Boate Kiss mata 242 jovens

    5 /27(REUTERS/Ricardo Moraes)

    O começo de 2013 foi marcado pela tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que terminou com a vida de 242 pessoas, a maioria jovens. Uma soma de erros e irregularidades culminaram no episódio que emocionou o país.
  • 6. Papa Francisco comove o Brasil

    6 /27(Getty Images)

    Durante o mês de julho, o Brasil recebeu o Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, seu primeiro evento internacional desde que havia sido escolhido para suceder o Papa Bento XVI. Conseguiu agradar gregos e troianos e foi só sorrisos. O país recebeu cerca de 355 mil peregrinos de 175 países.
  • 7. Brasil leva Copa das Confederações

    7 /27(Divulgação/ Consórcio Maracanã 2014)

    A Copa das Confederações foi, para o Brasil, uma oportunidade dupla de mostrar a capacidade de organização e, claro, um bom futebol. Mesmo em meio à onda de protestos que tomou o país em junho, os jogos ocorreram sem grandes problemas. No futebol, a seleção brasileira atropelou a Espanha e levou o título sob os olhares de um Maracanã lotado.
  • 8. Onde está Amarildo?

    8 /27(Fernando Frazão/ABr)

    O sumiço do pedreiro Amarildo, morador da Rocinha, mobilizou a opinião pública e pôs em questão a eficiência das UPPs no Rio de Janeiro. O desaparecimento ocorreu no dia 14 de julho, depois de Amarildo ser levado para averiguação na Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decretou, em outubro, a prisão de 25 policiais militares suspeitos de torturar e matar o pedreiro.
  • 9. Rock in Rio: quem não viu ao vivo, viu pela TV

    9 /27(Buda Mendes/Getty Images)

    O ano também foi marcado pela quantidade de shows internacionais. Entre eles, o destaque é o Rock In Rio . O festival carioca recebeu grandes nomes na música internacional como Bruce Springsteen, Metallica, Bon Jovi e Beyoncé. Foram mais de 90 horas de música ao longo de sete dias, para um público de 595 mil pessoas (multiplicado pela TV).
  • 10. Feliciano vira presidente da CDH

    10 /27(Antonio Cruz/ABr)

    O deputado e pastor evangélico Marco Feliciano protagonizou algumas das maiores polêmicas do ano, quase todas relacionadas aos direitos dos homossexuais gays. A maior delas começou quando o deputado assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O projeto da "cura gay" foi aprovada em votação simbólica na comissão, mas acabou enterrada em plenário.
  • 11. Eduardo Campos e Marina Silva unem forças

    11 /27(Ueslei Marcelino/Reuters)

    Após o TSE barrar a criação da Rede, Marina Silva uniu forças com Eduardo Campos (PSB) para disputar as eleições do ano que vem. A aliança dos dois têm potencial de mexer com o tabuleiro de 2014.
  • 12. EUA espionam Dilma, Petrobras e cidadãos brasileiros

    12 /27(Grigory Dukor/Reuters)

    As relações entre Brasil e Estados Unidos foram estremecidas após a denúncia de que autoridades norte-americanas estariam espionando a comunicação de milhões de brasileiros e, dentre eles e com mais detalhes, a própria presidente Dilma Rousseff. Dilma cancelou visita aos EUA e usou o discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU para fazer duras críticas.
  • 13. Brasil leiloa sua maior reserva de pré-sal

    13 /27(REUTERS/Sergio Moraes)

    O leilão do Campo de Libra , maior reserva do país de pré-sal, teve resultado longe do esperado e alardeado pelo governo. O vencedor - e único participante - foi o consórcio formado por Petrobras, Shell Brasil, Total, CNPC, CNOOC. O medo de que empresas chinesas concentrassem as apostas não se concretizou.
  • 14. Mais Médicos (com milhares de cubanos)

    14 /27(Roberto Stuckert Filho/PR)

    O governo federal criou o Mais Médicos para resolver a falta de profissionais nas regiões mais necessitadas do país. Mas alegou que a baixa adesão de brasileiros tornou necessária a vinda de estrangeiros - entre eles, 4 mil cubanos -, enquanto a categoria aqui exigia a revalidação do diploma. Um dos médicos - este da  foto com Dilma - recebeu vaias de médicos brasileiros no Ceará.
  • 15. Tragédia no Itaquerão mata 2 operários

    15 /27(Marcelo Camargo //Agência Brasil)

    A queda de um guindaste de 500 toneladas destruiu parte da cobertura do Itaquerão faltando 6 meses para a abertura da Copa. O motorista Fabio Luis Pereira, de 42 anos, e o montador Ronaldo Oliveira Santos, de 44 anos, morreram na tragédia. O acidente levantou preocupações sobre possíveis atrasos na entrega do estádio, que sediará a abertura da Copa do Mundo.
  • 16. Artistas lutam para poder proibir biografias não autorizadas

    16 /27(REUTERS/Mario Anzuoni)

    A discussão sobre as biografias não autorizadas reacendeu o debate sobre o que vale mais: a liberdade de expressão ou o direito à privacidade. Grande nomes da música nacional, como Caetano Veloso , Chico Buarque e Roberto Carlos, estiveram no centro do debate defendendo o direito de controlar sua vida privada.
  • 17. Chuvas levam o Rio de Janeiro ao caos

    17 /27(Reprodução/Youtube)

    As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na semana passada deixaram a cidade em estado de alerta, com desabamentos de casa, vias completamente alagas e pelos menos cinco mortos. Há relatos de bandidos que aproveitaram o caos no trânsito para realizar saques e assaltos.
  • 18. Surge a figura do deputado presidiário

    18 /27(Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

    Mesmo na prisão, Natan Donadon conseguiu se livrar da cassação de seu mandato em votação no plenário da Câmara , apesar de ter sido condenado por peculato e formação de quadrilha. Crimes pelos quais, inclusive, cumpre pena no presídio da Papuda, no DF. Na proclamação do resultado, ele se ajoelhou para agradecer o presente dos colegas.
  • 19. Yoani só vê protestos no Brasil

    19 /27(REUTERS/Paulo Whitaker)

    A mais famosa dissidente cubana, a blogueira Yoani Sánchez , foi recebida com hostilidade no Brasil. Simpatizantes do regime cubano impediram a exibição do documentário "Conexão Cuba-Honduras", no qual é uma das entrevistadas, em um evento em Feira de Santana (BA). E tentaram atrapalhar - ou calá-la - em praticamente todos os debates em que ela participou no país. Um péssimo exemplo.
  • 20. Galeão passa à iniciativa privada

    20 /27(REUTERS/Sergio Moraes)

    O aeroporto do Galeão , segundo mais movimentado do país, foi concedido ao consórcio liderado pela Odebrecht Transport por R$ 19,018 bilhões - um ágio de 293,9%. O aeroporto, que após os 25 anos de concessão, deve atingir uma movimentação de 60 milhões de usuários, já deve ver as primeiras mudanças estruturais prontas em 2016 para os Jogos Olímpicos.
  • 21. Cartel no metrô de São Paulo

    21 /27(Marcos Santos/USP Imagens)

    Desde o começo de julho, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiga 19 empresas acusadas de formarem um cartel em licitações ligadas às linhas de trem e metrô de São Paulo e do DF.O esquema, que envolve multinacionais como Alstom e Bombardier, foi revelado às autoridades brasileiras pela Siemens e virou uma bomba relógio para políticos, a maioria nomes do PSDB.
  • 22. Fraude de fiscais em São Paulo causa rombo de R$ 500 mi

    22 /27(Germano Lüders/EXAME.com)

    Mais de 400 construtoras e incorporadoras são acusadas de participar de um grande esquema de corrupção na prefeitura de São Paulo , entre elas gigantes do setor como Brookfield, Cyrela e Tenda. As empresas estariam envolvidas com a quadrilha de fiscais acusada de fraudar o Imposto sobre Serviços (ISS) e viver uma vida de luxo.
  • 23. País abre espaço para modernizar portos

    23 /27(Ildefonso Filho/EXAME.com)

    A aprovação da MP dos Portos foi um marco na busca por aumentar a competitividade dos nada eficientes terminais brasileiros. A MP 595, que determina novos critérios para exploração, concessão, autorização e arrendamento para a iniciativa privada de terminais de cargas em portos públicos, tem como objetivo modernizar este canal por onde passam cerca de 95% de tudo que o Brasil importa e exporta.
  • 24. Trem descarrila e mata 8 pessoas em São Paulo

    24 /27(Divulgação/ALL)

    Um trem da empresa América Latina Logística ( ALL ), que carregava milho, descarrilou em novembro e atingiu quatro casas em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Nove vagões saíram dos trilhos e atingiram as casas próximas, deixando oito mortos e outras oito pessoas feridas.
  • 25. Dilma volta às redes sociais com ajuda de Dilma Bolada

    25 /27(Roberto Stuckert Filho/PR/Instagram)

    Após três anos fora das redes sociais, a presidente Dilma Rousseff deu o pontapé inicial na reconquista do espaço virtual (completamente de olho em 2014) com uma conversa para lá de bem humorada com o famoso perfil de humor Dilma Bolada, criada pelo estudante de publicidade Jeferson Monteiro.
  • 26. Domésticas conquistam direitos trabalhistas

    26 /27(José Cruz/ABr)

    A aprovação da PEC das Domésticas deu a cerca de 7 milhões de trabalhadores uma série de direitos que já eram garantidos a todas as outras categorias no país, como seguro desemprego, FGTS, adicional noturno e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
  • 27. Brasil tem boom de suspeitas de pirâmide

    27 /27(Reprodução)

    Este foi também o ano em que as pirâmides financeiras entraram no debate público com força, com milhões de pessoas se sentindo prejudicadas depois que 5 empresas acusadas pelo Ministério Público pelo crime, como a TelexFREE, terem tido os bens bloqueados. O grupo montado pelo MP investiga mais de 80 empresas. Elas afirmam praticar marketing multinível .
  • Acompanhe tudo sobre:AeroportosAeroportos do BrasilCampo de LibraCelebridadescidades-brasileirasConcessõesCopa das ConfederaçõesCopa do MundoCorinthiansDilma RousseffEduardo CamposEmpresasEmpresas abertasEmpresas alemãsempresas-de-tecnologiaEspionagemEsportesFutebolGaleãoGovernadoresGoverno DilmaJornada Mundial da JuventudeLeilõesListasMais MédicosMarco FelicianoMarina SilvaMensalãoMetrópoles globaisNSAPapa FranciscoPapasPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPré-salPrivatizaçãoProtestosPSC – Partido Social CristãoPT – Partido dos TrabalhadoresRetrospectiva 2013Rock in RioRumo ALLsao-pauloSaúde no BrasilSetor de transporteSiemensSUSTransportesYoani Sánchez

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame