Brasil

Outro envolvido no mensalão volta para casa

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, autorizou o ex-deputado federal Bispo Rodrigues a sair da cadeia


	Sessão plenária do STF: Bispo foi condenado a 6 anos e 3 meses de reclusão
 (Carlos Humberto/SCO/STF)

Sessão plenária do STF: Bispo foi condenado a 6 anos e 3 meses de reclusão (Carlos Humberto/SCO/STF)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2014 às 10h25.

Brasília - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o ex-deputado federal Bispo Rodrigues a sair da cadeia. Condenado a 6 anos e 3 meses de reclusão por envolvimento com o esquema do mensalão, passou a cumprir pena em Brasília no regime semiaberto. Agora, conseguiu progressão para o regime aberto.

Antes dele, o ex-deputado José Genoino e o ex-tesoureiro Jacinto Lamas foram autorizados a mudar para prisão domiciliar. Nos próximos meses, outros condenados, como o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, devem garantir o mesmo direito.

Em despacho assinado terça-feira, Barroso constatou que Rodrigues já cumpriu o mínimo da pena pelos crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção passiva. No Brasil, condenados podem progredir para um regime mais ameno após o cumprimento de um sexto da pena.

Nestes casos, o preso fica em uma casa do albergado. Mas em Brasília não existe esse tipo de estabelecimento penitenciário. Por isso, os condenados são autorizados a cumprir o restante da pena em casa - prisão domiciliar em que têm de respeitar algumas condições, como voltar para casa até as 21 horas, não se encontrar com outras pessoas que também cumprem pena e não frequentar bares nem prostíbulos.

Consultado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, opinou que o pedido do ex-congressista deveria ser atendido. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:MensalãoPolítica no BrasilPrisõesSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

PRTB marca data de convenção para anunciar candidatura de Marçal no mesmo dia do evento de Nunes

Moraes defende entraves para recursos a tribunais superiores e uso de IA para resolver conflitos

Com negociação para definir vice, PL lança candidatura de Ramagem à prefeitura do Rio

G20 inicia nesta semana de encontros econômicos e sociais no Rio

Mais na Exame