Brasil

Oposição promete acionar Dilma no TSE por pronunciamento

Políticos criticaram o pronunciamento em cadeia nacional de televisão que presidente fez para defender e saudar a realização da Copa do Mundo

A presidenta Dilma Rousseff participa da Convenção Nacional do PDT (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff participa da Convenção Nacional do PDT (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2014 às 22h19.

Brasília - A oposição à presidente Dilma Rousseff criticou nesta noite de terça-feira, 10, o pronunciamento em cadeia nacional de televisão que ela fez para defender e saudar a realização da Copa do Mundo e prometeu acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda eleitoral antecipada.

Segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), vice-líder da bancada no Senado, o departamento jurídico do partido deverá apresentar uma ação no TSE.

"Faremos o que tem sido feito sempre: uma ação junto ao TSE. O governo e o PT estabeleceram uma concorrência desigual com os adversários em ano eleitoral. Estamos na fase final das convenções partidárias e a presidente está abertamente em campanha em um horário que é do Estado brasileiro. O departamento jurídico do partido tomará iniciativa quanto a isso", disse.

Para ele, o governo abusa do direito de utilizar a cadeia nacional.

"Há um abuso. A legislação é ignorada. Os adversários são agredidos impunemente. É um modelo espúrio. Utiliza-se sem escrúpulos a máquina pública de forma abusiva. Além do que o conteúdo é absolutamente contestável", concluiu.

O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), foi na mesma linha: "É o uso do horário institucional da Presidência da República para fins eleitorais, de forma escancarada. Os partidos de oposição devem representar junto ao TSE. É um abuso reiterado. Ela confunde o papel de presidente com o de candidata".

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2014Oposição políticaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresTSE

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp