Operadoras começam a ativar sinal do 5G em Fortaleza, Natal e Recife

Segundo as regras do setor, as empresas Claro, Tim e Vivo deverão ativar 102 estações de 5G em Fortaleza; 63 no Recife e 33 em Natal até 28 de novembro
5G: operadoras começam a ativar sinal em Fortaleza, Natal e Recife (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
5G: operadoras começam a ativar sinal em Fortaleza, Natal e Recife (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)
A
Agência Brasil

Publicado em 05/09/2022 às 12:02.

Última atualização em 09/09/2022 às 09:26.

As operadoras de telefonia móvel começam a ativar hoje, 5, o sinal 5G em mais três capitais: Fortaleza, Natal e Recife. O aval ao início gradual das operações foi anunciado na última quinta-feira (1º), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Segundo as regras do setor, as empresas Claro, Tim e Vivo deverão ativar 102 estações de 5G em Fortaleza; 63 no Recife e 33 em Natal até 28 de novembro.

As operadoras também já vinham oferecendo o sinal da nova rede aos seus clientes de outras 12 capitais: Brasília (DF); Belo Horizonte; Curitiba; Florianópolis; Goiânia; João Pessoa; Palmas; Porto Alegre; Rio de Janeiro; Salvador; São Paulo e Vitória.

O cronograma inicial de ativação do 5G no Brasil previa que o sinal inicial estivesse disponível em todo o país já no fim de setembro, mas na primeira quinzena de agosto, por recomendação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções Para os Problemas de Interferência (Gaispi), a Anatel prorrogou o prazo por até dois meses, devido a um atraso na importação de equipamentos.

Com isso, nas outras 12 capitais onde o serviço ainda não está disponível, as companhias terão até 27 de novembro para ligar as estações e passar a oferecer o sinal 5G.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso. Tudo por menos de R$ 0,37/dia.