Brasil

Operação lacra comércios irregulares na Cracolândia

Funcionários da Subprefeitura da Sé estão lacrando e concretando a porta dos imóveis sem alvará de funcionamento

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 13h44.

São Paulo - A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) reforçam desde a manhã desta quinta-feira, 13, a policiamento na Cracolândia, em Campos Elísios, região central de São Paulo. Segundo a PM, a intensificação da segurança no local, ponto de reunião de usuários de crack, visa apoiar uma ação da Prefeitura realizada nesta tarde.

Funcionários da Subprefeitura da Sé estão lacrando e concretando a porta dos imóveis sem alvará de funcionamento. Ao menos três foram fechados até as 12h26.

"É um absurdo. Fecharam por causa de um documento e não deram prazo para regularizar a situação", disse o dono de uma lanchonete lacrada. "Vieram aqui direto e fecharam o meu estabelecimento meia hora depois", reclamou José Antônio dos Santos, de 64 anos, que tem o ponto na região há cinco anos.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura ainda não informou o que será feito no local. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Santa Cecília disse que objetivo da operação é retirar os usuários das calçadas, assim como reprimir os comerciantes que vendem drogas na região.

O fechamento de estabelecimentos irregulares é uma estratégia que vem sendo adotada pela administração municipal para acabar com comércios que contribuem para a degradação da região.

As viaturas da PM e da GCM se concentram na Ruas Helvétia, Alameda Dino Bueno e no Largo Coração de Jesus - este último ponto concentra a maior parte dos usuários de drogas e moradores de rua, que estão agitados com a movimentação no local. No começo da tarde, a esquina da Helvétia com a Dino Bueno estava fechada por um ônibus e uma caminhonete da GCM.

Além dos guardas e policiais, há a presença de assistentes sociais de programas da Prefeitura e do governo do Estado desenvolvidos: Braços Abertos e Recomeço, respectivamente, que visam dar tratamento emprego e, no caso da Prefeitura, alimentação e moradia aos dependentes.

Prisão

Pela manhã, um homem foi preso depois de dar um soco em um carro da Rádio CBN e agredir, com unhadas e murros, um tenente no local. O agressor foi levado para o 77º DP (Santa Cecília).

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrackCracolândiaDrogasMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP