Brasil

ONU se diz alarmada com violência dos protestos no País

Nações Unidas condenou a morte do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2014 às 20h09.

Genebra - A Organização das Nações Unidas (ONU) se diz alarmada pela violência nos protestos no Brasil e condena a morte do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade.

O representante para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Amerigo Incalcaterra, apelou nesta terça-feira, 11, às pessoas e grupos que se manifestam a não utilizar a violência, para que todas as partes possam estabelecer um diálogo construtivo e sustentável". "A violência, de maneira nenhuma, é o meio para reivindicar direitos."

A ONU também "mostrou preocupação pelas alegações de uso excessivo da força e detenções arbitrárias de manifestantes e jornalistas por parte das forças policiais".

Segundo a entidade, o "Estado brasileiro tem o dever de assegurar que suas forças policiais e de ordem respeitem em todo momento e circunstância os princípios de necessidade e proporcionalidade no uso da força, conforme os tratados e padrões internacionais de direitos humanos".

Acompanhe tudo sobre:ProtestosONUProtestos no BrasilViolência política

Mais de Brasil

Moraes autoriza depoimento de Jair Bolsonaro à Polícia Civil por arma apreendida

Lula assina MP que exige nota mínima no Enamed para formados poderem atuar como médicos

Operação contra líder de Lula dá oxigênio a Flávio e abre espaço para Renan, diz analista

Real Time Big Data: Lula e Flávio Bolsonaro empatam com 37% no 1º turno no Tocantins