Onde vai ter 2º turno para governador? Veja lista com candidatos
A votação é no dia 30 de outubro, das 8h às 17h, no horário de Brasília. Neste ano, 12 estados vão ter o segundo turno para governador
Da Redação
Publicado em 25 de outubro de 2022 às 14h43.
Nos estados em que nenhum dos candidatos atingiu 50% mais um dos votos válidos no primeiro turno, a disputa é realizada em segundo turno. Nas eleições de 2022 , um total de 12 estados têm uma segunda etapa do pleito. Nesse locais, a votação é para governador e presidente. A eleição é no dia 30 de outubro, das 8h às 17h, no horário de Brasília.
No primeiro turno, mais de 118 milhões de brasileiros compareceram às urnas. A abstenção chegou a 20,95%, com quase 33 milhões de brasileiros que deixaram de votar no dia 2 de outubro.
Estados onde vai ter 2º turno (por onde de votação no 1º turno)
São Paulo
- Tarcísio de Freitas (Republicanos)
- Fernando Haddad (PT)
Rio Grande do Sul
- Onyx Lorenzoni (PL)
- Eduardo Leite (PSDB)
Bahia
- Jerônimo (PT)
- ACM Neto (União Brasil)
Pernambuco
- Marília Arraes (Solidariedade)
- Raquel Lyra (PSDB)
Santa Catarina
- Jorginho Mello (PL)
- Décio Lima (PT)
Alagoas
- Paulo Dantas (MDB)
- Rodrigo Cunha (União Brasil)
Amazonas
- Wilson Lima (União Brasil)
- Eduardo Braga (MDB)
Espírito Santo
- Renato Casagrande (PSB)
- Manato (PL)
Mato Grosso do Sul
- Capitão Contar (PRTB)
- Eduardo Riedel (PSDB)
Paraíba
- João (PSB)
- Pedro Cunha Lima (PSDB)
Rondônia
- Coronel Marcos Rocha (União Brasil)
- Marcos Rogério (PL)
Sergipe
- Rogério Carvalho (PT)
- Fábio (PSD)
Quando será o 2º turno das Eleições 2022?
Para os cargos de presidente e de governador, quando nenhum dos candidatos atinge 50% mais um dos votos válidos, a eleição vai para o segundo turno. Em 2022, a segunda etapa de votação é no dia 30 de outubro. Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.
Qual a ordem da votação (estados com 2º turno)
- Governador: dois dígitos
- Presidente: dois dígitos
Quem não votou no 1º turno, pode votar no 2º?
O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições de 2022 pode e deve votar no segundo turno. Segundo o TSE, cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Isso significa que uma pessoa que não votou no primeiro turno não é proibida de ir às urnas no segundo, desde que seu título eleitoral esteja regular.
Quais documentos preciso levar para votar
É necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título eleitoral no dia do pleito não é obrigatória. São aceitos como documento a identidade, a carteira de motorista com foto, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe. Esses documentos podem ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, no entanto, não valem como prova de identidade na hora de votar.
- FIM DO PROTAGONISMO: A queda do PSDB em números
- CAMPANHAS: As 214 cidades decisivas para Lula e Bolsonaro
- EVANGÉLICOS: O elemento que impulsionou Bolsonaro no RJ
Como saber o número do título de eleitor
Para saber o número do seu título de eleitor e o local de votação, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher o formulário com os dados necessários. Outra forma é usar o aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS. No dia da eleição, se souber o local de votação, não é necessário levar o título, basta um documento de identificação com foto.
Onde achar meu local de votação
Para consultar o seu local de votação, acesse título e local de votação no site do TSE. Preencha seus dados em todos os campos. Depois, escolha consultar pelo nome ou pelo título de eleitor. Vale ressaltar que é necessário que os dados informados estejam conforme o cadastro eleitoral, ou seja, de acordo com os dados fornecidos na emissão do seu título de eleitor. Você também pode baixar o e-Título ( Android e iOS ) e encontrar essas informações.
Como justificar ausência do voto
Quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia do pleito pode utilizar o e-Título ( Android e iOS ) para justificar a ausência às urnas, sem a necessidade de se deslocar para apresentar o requerimento. Essa funcionalidade estará disponível nos dois turnos, durante o horário da votação, das 8h às 17h.
Quem não puder justificar a ausência no dia da eleição tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.
Quem são os candidatos a presidente no segundo turno
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- Jair Bolsonaro (PL)