Brasil

Onda de frio derruba temperaturas no Centro Sul e termômetro fica abaixo de 10 °C; veja previsão

Região sudeste ainda deve ter alguns dias de calor, antes da chegada da frente fria

Frio: baixas temperaturas podem ajudar na perda de gordura.  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Frio: baixas temperaturas podem ajudar na perda de gordura. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de agosto de 2024 às 07h16.

Tudo sobreClima
Saiba mais

Uma massa de ar frio deve estacionar no Centro-Sul do país nos próximos dias. A onda deve causar uma forte queda de temperatura na região Sul, especialmente nesta sexta-feira, com termômetros marcando 5°C abaixo da média. O frio deve cobrir todo Centro-Oeste e Sudeste ao longo do fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O alerta para esta sexta é de "perigo" para uma onda de frio que deve durar de 3 a 5 dias, e pode causar riscos à saúde, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Segundo o Inmet, as mínimas serão de 8°C, 12°C e 5°C, nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, respectivamente.

Durante o fim de semana, o Inmet espera que os estados de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul tenham registros de neve a partir desta sexta-feira. Um alerta de tempestade, com risco de queda de granizo, também deve atingir o norte do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os estados devem ter precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos ente 40 e 60 km/h.

No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul terá as menores temperaturas, com mínimas de 9°C. Goiás e Distrito Federal também terão mínimas de 13°C, já Mato Grosso ficará nos 19°C. Um alerta de queda de temperaturas, com possíveis riscos à saúde, também deve atingir Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, e uma pequena parte de São Paulo.

No Sudeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo também devem ver as temperaturas caírem. Respectivamente, as mínimas desta sexta-feira serão de 18°C, 14°C e 12°C. No Espírito Santo, as temperaturas permanecerão entre 20°C e 29°C.

Veja a previsão para outros estados

O tempo deve permanecer predominantemente nublado em todo o país, com chuvas no Centro-Sul e extremo Norte.

Em grande parte do Nordeste e do Norte do país, o Inmet prevêmuitas nuvens. Nas capitais do litoral, as máximas ficarão em torno de 28ºC. Boa Vista, Macapá, Palmas, Teresina, Porto Velho e Belém enfrentarão mais calor, com máximas na casa dos 35°C. Manaus será a capital mais quente do país, com máxima de 39°C.

 

Acompanhe tudo sobre:Clima

Mais de Brasil

Lula se solidariza com familiares de vítimas de acidente aéreo

Quem foi Luiz Galeazzi, empresário morto em queda de avião em Gramado

Em SP, 65.000 seguem sem luz e previsão é de chuva para a tarde deste domingo

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais