Brasil

Onda de calor: quais cidades brasileiras vão passar dos 30 ºC nesta semana?

Segundo o Clima Tempo, a causa das altas temperaturas tem relação com uma grande massa de ar quente e seco que ganhou força no Brasil

 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 22 de agosto de 2023 às 13h43.

Última atualização em 22 de agosto de 2023 às 14h00.

As regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e o interior do Nordeste terão uma semana atípica em meio ao inverno, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas devem ser superiores a 28 °C, podendo chegar a 40 ºC em algumas áreas. Seis estados serão mais afetados, além do Distrito Federal, e terão alerta de baixa umidade do ar: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo o Clima Tempo, a causa das altas temperaturas tem relação com uma grande massa de ar quente e seco que ganhou força no Brasil. O calor poderá quebrar recordes históricos para o mês em 30 anos. O meteorologista Vinicíus Lucyrio, do Clima Tempo, prevê que as temperaturas podem chegar aos 37 °C em Campo Grande e Goiânia, aos 42 °C em Cuiabá, 34 °C em Brasília, 34 °C em São Paulo (o recorde é 33,1 °C) e 39 °C no Rio.

Temperaturas máximas para os próximos dias por cidade (segundo a Climatempo):

  • Cuiabá: 42 °C
  • Manaus: 39 ºC
  • Rio de Janeiro: 39 °C
  • Campo Grande: 37 °C
  • Goiânia: 37 °C
  • Porto Velho: 37 °C
  • Teresina: 37 ºC
  • Belém: 35 °C
  • Brasília: 34 °C
  • São Paulo: 34 °C

Onda de calor em São Paulo e risco de incêndio

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil de SP, o calor mais intenso deve ser registrado nas faixas oeste e noroeste paulista, nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros devem passar dos 40 °C durante as tardes, principalmente quarta e quinta-feira. Nessas regiões é preciso atenção redobrada para o índice de umidade relativa do ar, que deve ficar abaixo dos 20%, aumentando o risco de incêndios florestais.

Na capital e na região metropolitana de São Paulo, a temperatura máxima será de 34 °C e a umidade relativa do ar vai chegar a 25%, o que caracteriza nível de atenção.

Por causa do tempo seco, a Defesa Civil alerta para que a população não incendeie áreas de vegetação nem jogue bitucas de cigarro em rodovias. Além de causar incêndios de grande proporção, essas condutas são crimes ambientais.

Com o calor, é recomendável que as pessoas bebam bastante água e se protejam do sol, além de evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroSão Paulo capital

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói