Brasil

Olimpíadas: maior oportunidade para o Rio nos próximos 200 anos

O setor de transporte merece uma atenção especial, dizem os especialistas

Fichtner, Maria Silvia, Nuzman, Meirelles e os jornalistas Roberta Paduan e George Vidor (Márcio Irala)

Fichtner, Maria Silvia, Nuzman, Meirelles e os jornalistas Roberta Paduan e George Vidor (Márcio Irala)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 15h04.

Rio de Janeiro – Prever o futuro não está nas atribuições de Maria Silvia Bastos Marques, presidente da Empresa Olímpica Municipal, mas é com veemência que ela afirma que as Olimpíadas representam uma oportunidade para o Rio que não virá de novo nos próximos 200 anos.

Durante o EXAME Fórum, que acontece nessa quarta-feira, na capital fluminense, uma das principais mensagens passadas pelos participantes foi a de que a cidade, em 2016, será outra.

“O Rio será o maior exemplo de transformação de uma cidade após os Jogos Olímpicos”, afirma o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, que considera transporte o item número um de qualquer evento esportivo.

É justamente nessa área que está a maior preocupação do secretário chefe da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Régis Fichtner. “A obra do metrô é a que mais preocupa. Está no cronograma, mas preocupa”, afirma ele. A promessa é construir seis estações de metrô ao longo de 13 quilômetros e já se sabe que as obras não ficarão prontas até a Copa de 2014.

Apesar de o Rio ser a sede das Olimpíadas, para Maria Silvia, um desafio que deve ser levado em consideração é como engajar as pessoas não só na cidade, mas em todo o Brasil.

Fichtner complementa dizendo que os mais importantes legados dos Jogos Olímpicos são a auto-afirmação e a melhora na auto-estima do brasileiro. Henrique Meirelles, presidente do Conselho Público Olímpico, resumiu: “O Brasil chegou, é o país do presente.”

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsporteseventos-exameEXAME FórumExecutivos brasileirosHenrique MeirellesMetrópoles globaisOlimpíadasPersonalidadesRio de Janeiro

Mais de Brasil

Em nova decisão, Dino determina que Câmara responda de forma objetiva questionamentos sobre emendas

Dino nega que bloqueio de emendas corte verbas da saúde e aponta descumprimento de decisão judicial

O 'pós-Sabesp', biogás, restauração florestal: os planos da secretaria de meio ambiente para 2025

Câmara pede a Dino o desbloqueio de emendas e nega irregularidades em verbas