Exame Logo

O tri de Bolt; Brexit em 2019?…

O tri de Bolt O velocistas jamaicano Usain Bolt tornou-se o primeiro atleta da história tricampeão olímpico dos 100 m rasos ao vencer a prova no Rio na noite deste domingo. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 9s81 e não deu chance ao principal adversário, o americano Justin Gatlin, ouro em […]

HYPOLITO E NORY: medalhas inéditas na ginástica masculina / Athit Perawongmetha/ Reuters
DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2016 às 07h07.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h13.

O tri de Bolt

O velocistas jamaicano Usain Bolt tornou-se o primeiro atleta da história tricampeão olímpico dos 100 m rasos ao vencer a prova no Rio na noite deste domingo. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 9s81 e não deu chance ao principal adversário, o americano Justin Gatlin, ouro em 2004, que fez 9s89 e ficou com a prata. O bronze foi para o canadense Andre DeGrasse, com 9s91. Outro destaque do atletismo foi o sul-africano
Wayde van Niekerk, que venceu os 400 m rasos com o tempo de 43s03, pulverizando o recorde mundial do americano Michael Johnson, de 1999.

Veja também

Bi no tênis

O britânico Andy Murray, número 2 do mundo, conquistou o bicampeonato olímpico ao vencer o argentino Juan Martín Del Petro por 3 sets a 1. Murray é o primeiro bicampeão da história. Del Potro havia sido bronze em Londres. Na disputa do terceiro lugar, o espanhol Rafael Nadal perdeu para o japonês Kei Nishikori.

O Brasil no Rio

Na ginástica, o Brasil conquistou duas inéditas medalhas no solo masculino. Diego Hypólito, favorito em 2008 e 2012, finalmente conquistou uma medalha olímpica, de prata. O azarão Arthur Nory ficou com o bronze, e o ouro foi para a Grã-Bretanha. No boxe, Robson Conceição venceu o cubano Lazaro Álvarez, tricampeão do mundo, e vai disputar a final da categoria agá 60kg. No vôlei, a seleção feminina derrotou a Rússia por 3 a 0 e segue invicta. Na praia, Larissa e Talita e Ágatha e Bárbara venceram seus jogos e estão nas semifinais, a caminho de mais uma final brasileira.

Elogio do COI

O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou neste domingo que os organizadores da Rio 2016 cumpriram o que prometeram, minimizando os problemas que afetaram os primeiros Jogos da história na América do Sul. O maior problema, para o COI, continua a ser a falta de sinalização sobre os Jogos na cidade, prejudicada por problemas com os fornecedores de cartazes. O COI afirmou que a estreia de esportes como rugby e golfe foi um sucesso e comemorou ainda as primeiras medalhas de países como Fiji (rugby), Porto Rico (tênis) e Singapura (natação).

Licença em 10 meses

O governo deve enviar ao Congresso um projeto de lei que vai fixar prazos para o Ibama conceder ou rejeitar licenças ambientais, afirma o jornal O Globo. O prazo para licenças prévias será de 10 meses; o aval para operação terá de sair em seis meses. “Vamos desburocratizar o licenciamento para deixar claro que não é a questão ambiental que trava os projetos”, disse o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

Brexit só em 2019?

O governo do Reino Unido estuda postergar a saída da União Europeia, o Brexit, para o final de 2019, afirma o jornal Sunday Times. Segundo o jornal, ministros britânicos consideram que o país vive um caos político que impede o início do processo, que leva dois anos, no começo de 2017. A primeira ministra Theresa May já afirmou que este ano nada será feito a respeito da saída, decidida em plebiscito em junho.

Corrida para a Colômbia

Mais de 90.000 pessoas se mobilizaram no primeiro dia de abertura da fronteira entre Colômbia e Venezuela no fim de semana. A fronteira ficou fechada por quase um ano por decisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro. O argumento era combater o tráfico e o contrabando. Mas, agora, os venezuelanos vão em massa para a Colômbia em busca de comida e itens básicos de higiene.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame