Brasil

O que você precisa ler antes da votação do impeachment

EXAME.com fez uma seleção de tudo o que você precisa ler para entender (de fato) o que está em jogo a partir de agora

. (Ueslei Marcelino/Reuters/EXAME.com)

. (Ueslei Marcelino/Reuters/EXAME.com)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 11 de maio de 2016 às 10h09.

São Paulo – Desde o início da manhã desta quarta-feira (11), o senadores debatem a admissibilidade da denúncia de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Bastam apenas 41 votos para que o julgamento e consequente afastamento da presidente sejam levados a cabo.

EXAME.com fez uma seleção de tudo o que você precisa ler para entender (de fato) o que está em jogo a partir de agora:

O PROCESSO DE IMPEACHMENT

Ueslei Marcelino/Reuters

Deputados comemoram aprovação do impeachment na Câmara: em dois estados, 100% dos parlamentares votaram pelo "sim"

 

 

 

O passo a passo do impeachment

Para que o pedido de abertura de impeachment tenha consistência, devem existir evidências de que o mandatário cometeu algum crime comum (como homicídio ou roubo) ou crime de responsabilidade – que envolve desde improbidade administrativa até atos que coloquem em risco a segurança do país. Entenda o processo.

Os argumentos para o julgamento

Em linhas gerais, a denúncia que pode abreviar o mandato da presidente Dilma Rousseff afirma que a petista cometeu crime de responsabilidade ao praticar as chamadas pedaladas fiscais e ao abrir créditos suplementares sem a aprovação do Congresso. Entenda – em miúdos – o que isso significa.

O ponto da discórdia

Mesmo com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff em curso desde dezembro, a justificativa alegada no pedido protocolado por Miguel Reale Jr., Hélio Bicudo e Janaina Paschoal ainda não é consenso entre juristas.

O processo contra Collor

Se o Senado acolher a denúncia hoje, Dilma será a segunda presidente da República a ser afastada do cargo em um processo de impeachment. Veja as diferenças entre os dois momentos históricos. 

O CONGRESSO

José Cruz/Agência Brasil

Congresso:

O placar de votos no Senado

Levantamento de EXAME.com revela que a abertura do julgamento contra a petista já tem o apoio de ao menos 50 senadores. Veja como cada senador deve votar hoje.

Os senadores que votam hoje 

Pesa contra Dilma o encaminhamento das bancadas oposicionistas e daquelas que a abandonaram durante a legislatura. Na época de eleição, sua base comandaria até 65% das cadeiras. Hoje, a presidente tem apoio de apenas 25%. Veja os números


O GOVERNO

REUTERS/Adriano Machado

A mesa de Dilma Rousseff  na manhã desta quarta-feira


Os erros que colocam mandato por um fio 

Para especialistas consultados por EXAME.com, Dilma é vítima de suas próprias decisões equivocadas na condução do país – que acabaram por minar sua base de apoio e aprovação popular. Entenda os erros

A cara do Brasil que quer o impeachment

A série histórica da pesquisa Datafolha revela a discrepância da opinião dos brasileiros que elegeram Dilma em 2010 de quem hoje clama pelo fim de seu mandato. Veja as diferenças

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaDilma RousseffGoverno DilmaImpeachmentPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame