Brasil

O que os brasileiros pensam sobre a Lava Jato em números

Sondagem da Ipsos endossa clima dos protestos deste domingo: maioria dos brasileiros quer que a Lava Jato continue – custe o que custar

Ato em Brasília é em apoio à Operação Lava Jato e contra a corrupção e a forma de se fazer política no Brasil  (Marcelo Casall/Agência Brasil)

Ato em Brasília é em apoio à Operação Lava Jato e contra a corrupção e a forma de se fazer política no Brasil (Marcelo Casall/Agência Brasil)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 5 de dezembro de 2016 às 13h00.

Última atualização em 5 de dezembro de 2016 às 17h02.

São Paulo — 96% dos brasileiros querem a continuidade das investigações da Operação Lava Jato independente das consequências. É o que revela pesquisa da consultoria Ipsos realizada entre 1 e 13 de novembro em 72 cidades.

Essa é a maior proporção de pessoas que declararam apoio às investigações desde que a pergunta começou a ser feita em janeiro de 2016.

O resultado do estudo endossa a mensagem dos protestos deste domingo, que levaram milhares às ruas em todos os estados em defesa da Lava Jato, que apura esquema de corrupção na Petrobras e em outras estatais.

Partidos

O levantamento, no entanto, revela um paradoxo: apesar do franco apoio, o brasileiro não tem muitas informações sobre as principais suspeitas da Lava Jato.

Isso se mostra  em um dado básico: 66% dos brasileiros associam o PT à corrupção da Petrobras e apenas 7% fazem essa ligação com o PMDB – que também tem políticos investigados na Lava Jato.

Nenhum entrevistado associou o PP ao escândalo. Em tempo: o partido é o que detém a maior lista de políticos suspeitos de envolvimento no caso. Um quinto dos entrevistados (19%) não soube responder  a essa pergunta e 5% preferiram não se posicionar.

Uma das principais conclusões ao se olhar para o estudo da Ipsos é de que o PT está, de fato, na berlinda perante a opinião pública. 82% dos entrevistados afirmam que as investigações mostram que todos partidos são corruptos, mas para 72% deles, o PT  é mais corrupto do que os outros.

Para 83% dos entrevistados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, provavelmente, será citado na delação premiada dos executivos da Odebrecht. Apenas 54% acreditam que o presidente Michel Temer estará na mesma situação.

 

Infográfico mostra resultado da pesquisa Ipsos sobre a Lava Jato entre 1 a 13 de novembro de 2016 em 72 cidades

Infográfico mostra resultado da pesquisa Ipsos sobre a Lava Jato entre 1 a 13 de novembro de 2016 em 72 cidades

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoOperação Lava JatoProtestos no Brasil

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp