Dilma Rousseff: 69% dos brasileiros consideram o governo da presidente ruim ou péssimo (Evaristo Sá / AFP)
Rita Azevedo
Publicado em 30 de março de 2016 às 16h06.
São Paulo — Impostos e taxas de juros são as áreas de atuação do governo Dilma Rousseff que menos agradam os brasileiros.
De acordo com pesquisa CNI-Ibope, divulgada na manhã desta quarta-feira (30), 91% da população desaprova os impostos. Em relação à política de juros, 90% dos entrevistados disseram estar insatisfeitos.
Saúde, combate à inflação, combate ao desemprego e segurança pública também foram áreas mal avaliadas, com índices de reprovação superiores a 80%.
As políticas melhor avaliadas são as de combate à fome e à pobreza, com 29% de aprovação.
Pequeno recuo
Em relação à dezembro, quando a mesma pesquisa foi realizada, houve um recuo na desaprovação de algumas áreas.
É o caso das políticas públicas de combate ao desemprego (hoje 87% desaprovam, ante 86% em dezembro), da educação (de 76% para 74%) e de meio ambiente (de 74% para 68%).
Gestão Dilma
O governo de Dilma Rousseff continua sendo o mais impopular desde o fim da gestão de José Sarney. De acordo com a pesquisa de hoje, 69% dos brasileiros avaliam o governo atual como ruim ou péssimo.
Oito em cada dez entrevistados disseram não confiar na presidente Dilma. Em dezembro, 78% deles pensavam o mesmo. O percentual dos que confiam permaneceu o mesmo: 18%.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, entre os dias 17 e 22 de abril, em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.