Marçal, Boulos e Nunes: trio está empatado na liderança (Leandro Fonseca/Exame/Facebook/Reprodução)
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 11 de setembro de 2024 às 15h04.
Última atualização em 11 de setembro de 2024 às 15h26.
O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem 24% das intenções de voto na disputa pela prefeitura de São Paulo, o influenciador Pablo Marçal (PRTB), 23%, e deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), 21%, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo portal G1. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo. Pela margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os três candidatos estão empatados na liderança.
Na sequência, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) aparece com 8%, mesmo percentual da deputada federal Tabata Amaral (PSB). Marina Helena (NOVO) registrou 2%. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo são 8% e os indecisos são 5%.
Na comparação com o último levantamento, divulgado em 28 de agosto, Nunes subiu cinco pontos percentuais e assumiu a liderança. A recuperação do atual prefeito ocorre após o ínicio do horário eleitoral, onde o emedebista tem mais de 60% do tempo. O ex-coach teve uma alta de quatro pontos percentuais, enquanto Boulos, que liderava o último levantamento, teve uma oscilação negativa de um ponto percentual.
Do segundo pelotão da disputa, Datena perdeu quatro pontos percentuais e ficou empatado com Tabata, que manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior.
A pesquisa Quaest entrevistou presencialmente 1.200 eleitores de São Paulo entre 8 e 10 de setembro e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 09089-SP/2024. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%.
Na simulação de seguno turno, Nunes vence de Boulos e Marçal. Caso a disputa seja entre o influenciador e o deputado, Boulos fica numericamente à frente, mas empatado na margem de erro com Marçal.
Segundo pesquisa espontânea, quando o entrevistado não é apresentado a nenhuma lista de candidatos, 49% dos eleitores ainda não sabem em quem votar. Marçal tem 15%, Boulos, 14%, e Nunes, 13%.