Brasil

Nunes, Boulos e Datena aparecem tecnicamente empatados na liderança em SP, aponta Genial/Quaest

O atual prefeito Ricardo Nunes lidera numericamente em todos os cenários simulados pela pesquisa

Boulos, Nunes e Datena: três pré-candidatos aparecem empatados tecnicamente (Divulgação/Câmara de SP)

Boulos, Nunes e Datena: três pré-candidatos aparecem empatados tecnicamente (Divulgação/Câmara de SP)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 27 de junho de 2024 às 07h22.

Última atualização em 27 de junho de 2024 às 14h20.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O atual prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem 22% das intenções de voto na capital, deputado federal, Guilherme Boulos (PSOL), 21%, e o apresentador José Luiz Datena (PSDB), 17%, aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada na manhã desta quinta-feira, 27. Pela margem de erro, há empate técnico entre os três pré-candidatos. Essa é a primeira pesquisa do instituto sobre a corrida eleitoral de São Paulo.

Empatados na terceira posição, o influenciador Pablo Marçal (PRTB) tem 10%, Tabata Amaral (PSB), 6%, e Marina Helena (NOVO), 4%. O deputado federal Kim Kataguiri (União) aparece com 3%. Os demais candidatos não passam de 1%, cada. O número de eleitores que afirmam que não sabem em que votar é de 8%, enquanto quem se diz indeciso soma 7%

  • Ricardo Nunes (MDB): 22%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 21%
  • Datena (PSDB): 17%
  • Pablo Marçal (PRTB): 10%
  • Tabata Amaral (PSB): 6%
  • Marina Helena (NOVO): 4%
  • Kim Kataguiri (União): 3%
  • João Pimenta (PCO): 1%
  • Ricardo Senese (UP): 1%
  • Fernando Fantauzzi (DC): 0%
  • Altino Prazeres (PSTU): 0%
  • Indeciso: 7%.
  • Não sabe/não respondeu: 8%

Datena tem rejeição de 51%

Boulos está à frente entre os eleitores de 16 a 34 anos, com 20%, e com Ensino Superior, com 29%. O atual prefeito tem mais força entre os que têm 60 anos ou mais e os que estudaram até o Ensino Fundamental.

No recorte por renda, Nunes tem o voto de 18% dos que ganham até 2 salários mínimos, contra 13% de Boulos. Os dois estão empatados no eleitorado com renda superior a 5 salários mínimos: 23%.

Datena e Nunes são conhecidos e poderiam merecer o voto de 39% dos entrevistados, contra 35% de Boulos. Datena tem a maior rejeição: 51% dos que o conhecem não votariam nele. Em seguida vêm Boulos, com 41%, e Nunes, com 38%.

Outros cenários

A Quaest testou outros quatro cenários na corrida de São Paulo. Em um cenário sem Pablo Marçal, Nunes, Boulos e Datena permanecem empatados na primeira posição. Tabata assume a terceira posição numericamente com 8%, empatada com Kim, que aparece com 5%. Marina Helena tem 3% nesse cenário.

No cenário 3, sem Kim Kataguiri, Nunes e Boulos se descolam de Datena e empatam na segunda posição. O apresentador da Band empata tecnicamente na segunda posição com Pablo Marçal. Tabata aparece com 8%, seguida por Marina Helena com 5%.

No levantamento 4, sem a presença de Datena, Nunes lidera com 28%, seguido por Boulos com 24%. Pablo aparece com 13%, empatado com Tabata, que registra 10% nesse cenário. No último cenário simulado, sem Datena e Pablo, Nunes fica na frente com 30%. Boulos registra 25%.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, Boulos lidera com 10%, seguido por Nunes com 8%. Pablo Marçal tem 3%, Tabata Amaral, 1%, e Kim Kataguiri, também 1%. Cerca de 72% dos eleitores apontam que estão indecisos.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Ricardo Nunes venceria Boulos por 46% a 34%, Marçal por 48% a 22%, Tabata por 46% a 27% e Datena por 43% a 34%. Sem Nunes, Boulos venceria Marçal por 41% a 30%, e perderia para Datena por 43% a 35%.

A pesquisa está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número SP-08653/2024. A coleta foi realizada entre os dias 22/06 e 25/06, com eleitores de São Paulo de 16 anos ou mais. Foram 1002 entrevistas presenciais. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024

Mais de Brasil

Mauro Cid presta depoimento ao STF após operação e pedido de suspensão de delação

'Enem dos concursos' terá novo cronograma anunciado nesta quinta

Lula lança programa para renegociar contratos de estradas federais hoje sob administração privada

PT pede arquivamento de projeto de lei que anistia condenados pelo 8 de janeiro