Brasil

Nunca vi tanto alinhamento entre Executivo e Congresso, diz Tarcísio Gomes

Ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro rende "homenagem" ao Parlamento e diz que é "impressionante" a vontade dos deputados em ajudar

Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, no EXAME Fórum (Claudio Roberto/Exame)

Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, no EXAME Fórum (Claudio Roberto/Exame)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 28 de maio de 2019 às 15h52.

Última atualização em 28 de maio de 2019 às 16h49.

São Paulo - Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, rendeu uma "homenagem" ao Congresso Nacional nesta terça-feira (28) durante o EXAME Fórum PPPs e Concessões em São Paulo.

“Nunca vi tanto alinhamento entre Executivo e Parlamento”, afirmou Tarcísio em debate com André Lahoz Mendonça de Barros, diretor de redação de EXAME, Rodrigo Faria, vice-governador de São Paulo, Diogo Mac Cord de Faria, secretário de Infraestrutura do Ministério da Economia, e o advogado Fernando Vernalha.

Tarcísio acrescentou que já recebeu centenas de parlamentares e que é "impressionante" a vontade em ajudar.

Ele citou o andamento da reforma da Previdência e a aprovação da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça como provas do bom trabalho do Legislativo.

"Não tenho razão para não ser otimista", disse ele, prometendo que a visão da infraestrutura brasileira será muito diferente daqui 3 anos e meio. "A gente precisa exorcizar os maus espíritos".

André Lahoz sugeriu que o otimismo do ministro sobre a relação entre os poderes poderia ser transmitido para outros membros do Executivo diante das últimas "caneladas".

A gestão Bolsonaro tem sido marcada por embates tensos com o Legislativo, falta de coordenação na base, derrotas em votações e reclamações de deputados sobre falta de diálogo.

A tensão subiu após Bolsonaro compartilhar um texto que classifica o país como "ingovernável" e apoiar publicamente as manifestações do último domingo que tiveram o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, como um dos alvos. 

Nesta manhã, Maia, Bolsonaro e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, se encontraram para um café da manhã e concordaram em assinar um pacto de entendimento "a favor da retomada do crescimento".

Infraestrutura

Além da relação Executivo-Legislativo, Tarcísio citou como motivos para otimismo a proximidade do maior leilão de petróleo e gás do mundo, a continuidade dos projetos do governo anterior e o novo modelo de prorrogação antecipada dos contratos de ferrovias.

Entre suas preocupações está o excesso de judicialização dos processos, notando que a equipe precisou derrubar 15 ações judiciais para conseguir realizar o último leilão de aeroportos.

O ministro disse que 22 novos aeroportos estão em estudo para entrar em um novo bloco de leilão e que a meta é transferir toda a rede Infraero para a iniciativa privada.

Diogo Mac Cord também vê com otimismo a "safra positiva e alinhada de governadores e ministros" e considera a falta de projetos como o maior gargalo.

Veja a entrevista de Tarcísio Gomes de Freitas no evento:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=rHHzq3clCF4%5D

Acompanhe tudo sobre:ConcessõesCongressoEXAME FórumInfraestruturaTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp