Brasil

Número de casos de dengue cai 24% até setembro

O país também teve queda de 25% no número de óbitos e diminuição de 40% no número de casos graves, em comparação com o mesmo período de 2010

Mortes ocorreram no período de 2 de janeiro a 14 de maio deste ano (Getty Images)

Mortes ocorreram no período de 2 de janeiro a 14 de maio deste ano (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 17h16.

São Paulo - O Brasil registrou, até setembro deste ano, uma redução de 24% nos casos de dengue notificados no País, queda de 25% no número de óbitos e diminuição de 40% no número de casos graves, em comparação com o mesmo período de 2010. Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

A pasta também apresentou um conjunto de ações estratégicas para enfrentamento da dengue durante o verão. Entre as medidas estão o incentivo financeiro a 989 municípios para qualificação das ações de prevenção e controle da doença e o monitoramento da situação pelas redes sociais.

O monitoramento da situação de epidemia pelas redes sociais irá funcionar como um sistema de vigilância complementar, possibilitando a análise, em tempo real, de informações sobre a dengue por região geográfica e municípios com população acima de 100 mil habitantes.

O Ministério também ampliará a realização do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), beneficiando 556 municípios, e a revisão e atualização do protocolo de manejo clínico para atendimento de crianças e adultos com a doença.

Para os locais com alta letalidade e casos, poderão ser utilizadas ações como o envio da Força Nacional de Saúde. A pasta ainda prestará assessoria aos Estados com maior risco, fará reuniões macrorregionais de mobilização com o objetivo de intensificar as medidas de prevenção e controle. O Grupo Executivo Interministerial definirá as ações intersetoriais do governo federal.

Marcela Bourroul Gonsalves

Acompanhe tudo sobre:DengueDoençasSaúde

Mais de Brasil

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdermar

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua