Brasil

Novo reitor da USP toma posse dia 25

Zago foi nomeado reitor para os próximos quatro anos pelo governador Geraldo Alckmin no dia 26 de dezembro; o novo vice-reitor é o professor Vahan Agopyan

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2014 às 15h51.

O professor Marco Antonio Zago, de 67 anos, toma posse como novo reitor da Universidade de São Paulo (USP) no dia 25 de janeiro, em uma cerimônia marcada para as 16 horas no Palácio dos Bandeirantes.

Zago foi nomeado reitor para os próximos quatro anos pelo governador Geraldo Alckmin no dia 26 de dezembro; o novo vice-reitor é o professor Vahan Agopyan. A chapa formada por ambos foi a mais votada na eleição de 19 dezembro e encabeçou a lista tríplice encaminhada ao governador.

Professor titular da USP desde 1990, Zago era pró-reitor de Pesquisa da USP desde 2010. É coordenador do Centro de Terapia Celular (CTC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) mantido pela FAPESP e sediado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP (leia mais sobre o CTC em http://cepid.fapesp.br/centro/10/).

Graduado em Medicina pela FMRP, realizou pós-doutorado na Oxford University e foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010, além de criador dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs).

Durante parte de sua carreira, trabalhou como médico e foi diretor clínico do Hospital das Clínicas e diretor científico do Hemocentro, ambos de Ribeirão Preto. Suas especialidades são hematologia e genética. Como pesquisador, contribuiu para o maior conhecimento sobre a anemia falciforme e a talassemia. Estudou genética de populações e teve atuação destacada no sequenciamento da bactéria Xylella fastidiosa e no programa genoma do câncer.

Agopyan é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (Poli) da USP e tem PhD pelo University of London King´s College, no Reino Unido. Foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP, diretor da Poli e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e membro do Conselho Superior da FAPESP. Nos últimos anos, tem se dedicado aos estudos sobre a qualidade e sustentabilidade da construção civil.

Zago será o 26º dirigente da história da USP, instituição que completa 80 anos em 25 de janeiro. Ele substituirá João Grandino Rodas.

Uma entrevista concedida por Zago à Revista Pesquisa FAPESP em outubro de 2012 pode ser lida em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/10/11/marco-antonio-zago-conexao-com-a-sociedade/

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEnsino superiorFaculdades e universidadesUSP

Mais de Brasil

Sem Pacheco e com provável ausência de Lira, ato sobre 8/1 reunirá representantes dos Três Poderes

Onde fica o código de segurança da CNH?

Clima de verão: chuvas e altas temperaturas devem atingir ao menos 19 estados nesta terça

Operação Big Mobile: Polícia Civil recupera 5 mil celulares em São Paulo