Novo chanceler convida diplomata experiente para ser número 2 do Itamaraty
O convite foi confirmado pelo próprio embaixador, na qual informou que havia aceito
Reuters
Publicado em 31 de março de 2021 às 17h56.
Última atualização em 31 de março de 2021 às 18h18.
O recém-nomeado ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, escolheu para ser seu secretário-geral o embaixador Fernando Simas Magalhães, hoje representante do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA).
O convite foi confirmado pelo próprio embaixador à Reuters por mensagem, na qual informou que havia aceito.
A escolha foi comemorada por diplomatas ouvidos pela Reuters como uma "volta à normalidade". Experiente e respeitado no Itamaraty, Simas chefiou embaixadas e foi subsecretário-geral de Assuntos Políticos, no segundo governo de Dilma Rousseff, e subsecretário-geral de Assuntos Políticos Multilaterais, Europa e América do Norte, no governo de Michel Temer.
As subsecretarias são o terceiro nível de poder no MRE, depois do chanceler e do secretário-geral.
Já a secretaria-geral, que Simas irá assumir, controla a burocracia interna do Itamaraty, o dia a dia da Casa, enquanto o chanceler se dedica à política externa.
A escolha de Dimas, de acordo com fontes ouvidas pela Reuters, sinaliza uma tendência de troca dos nomes fiéis a Ernesto Araújo. O atual secretário-geral, Otávio Brandelli, deve ir para um cargo no exterior.
Já o ex-chanceler ainda não tem cargo definido. O presidente Jair Bolsonaro gostaria de dar a Araújo uma "saída honrosa", mas foi informado que, hoje, Araújo não passaria em sabatina no Senado exigida para assumir uma embaixada.