Nova bandeira de Belo Horizonte é rejeitada por mais de 80% dos eleitores
A capital mineira manterá sua bandeira atual, que exibe o brasão da cidade
Redação Exame
Publicado em 6 de outubro de 2024 às 20h34.
Última atualização em 6 de outubro de 2024 às 20h42.
A proposta de mudar abandeiradeBelo Horizonte foi amplamente rejeitada pelos eleitores durante as eleições municipais deste domingo, 6.
Com cerca de 84% dos votos contrários à alteração e mais 97% das urnas apuradas, a capital mineira manterá seu símbolo atual, que exibe o brasão da cidade sobre um fundo branco.
Além de escolherem prefeito e vereadores, os eleitores foram questionados neste domingo se aprovavam a nova bandeira, criada por um designer local e aprovada pela Câmara Municipal em 2023.
Na votação obrigatória, realizada após a escolha para prefeito e vereadores, os eleitores responderam à pergunta: "Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?"
Para votar pela mudança, os cidadãos precisavam digitar 1, enquanto a manutenção do modelo atual correspondia ao número 2. Havia também a opção de votar em branco ou anular o voto.
Não houve exibição das bandeiras nas urnas, apenas em cartazes nas seções eleitorais. Apenas 15,71% votaram a favor da mudança, enquanto a taxa de abstenção foi de 29,56%.
Clique aqui para ver o resultado das eleições 2024 no Brasil em todas as capitais
Atualmente, a bandeira de BH, que completa quase três décadas, usa o brasão da cidade sobre um fundo branco. A nova proposta, no entanto, adota um estilo mais minimalista. Ela traz elementos que representam o pico Belo Horizonte, na Serra do Curral, simbolizado por um triângulo verde, e o sol.
A sugestão para alterar o símbolo surgiu em 2022, quando o designer Gabriel Figueiredo desenvolveu, por conta própria, uma nova versão da bandeira. Após ser compartilhada nas redes sociais, a ideia ganhou destaque e se espalhou rapidamente, mas enfrentou críticas pela falta de alternativas e pela ausência de audiências públicas para discutir o tema.
Em julho de 2023, a Câmara de Belo Horizonte aprovou a criação de uma nova bandeira para a cidade, por meio da Lei 11.559. No entanto, a mudança só seria confirmada após referendo popular, o qual foi realizado neste domingo.
VEJA O RESULTADO COMPLETO DA VOTAÇÃO PARA PREFEITO DE BELO HORIZONTE
Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) vão disputar segundo turno
Os candidatos Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) vão disputar o segundo turnodas eleições 2024 para o governo de Belo Horizonte (MG), de acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 93,83% das urnas apuradas, Engler obteve 34,42% dos votos válidos, e Noman recebeu 26,45%. Em terceiro ficou Mauro Tramonte (Republicanos), com 15,15%.