Brasil

Museu Nacional: só 2 de 13 programas presidenciais citam proteção a museus

Levantamento da agência Lupa mostra que 4 entre 13 presidenciáveis não citam a cultura entre suas propostas

Incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro: maioria dos presidenciáveis não têm propostas para museus e cultura (Ricardo Moraes/Reuters)

Incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro: maioria dos presidenciáveis não têm propostas para museus e cultura (Ricardo Moraes/Reuters)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 14h54.

Última atualização em 4 de setembro de 2018 às 12h18.

São Paulo - Diante da tragédia que foi o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio, o descaso com os museus brasileiros - e com a cultura de modo geral - ficou escancarado. Alguma coisa vai mudar? Se depender dos atuais candidatos à presidência da república, muito pouco. Entre 13 programas presidenciais, apenas 2 citam propostas específicas relacionadas a museus: o programa de Marina Silva (Rede) e o do PT.

A análise é da Agência Lupa, especialista em checagem de dados. O resultado foi divulgado na Folha de S.Paulo e na revista piauí. A agência analisou os 13 programas registrados no TSE para descobrir o que os presidenciáveis falavam dos museus brasileiros.

2 entre 13 citam propostas a museus. Outros 7 falam de cultura, mas nada sobre museus. As 4 candidaturas restantes nada dizem sobre cultura ou museus.

Candidaturas com propostas a museus: Marina Silva (Rede) e PT. Marina fala "Nos comprometemos a oferecer condições de funcionamento a museus, arquivos e bibliotecas”. Já o programa do PT fala em fortalecer o Iphan e o Ibram.

Candidaturas que citam cultura, mas não museus: Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), João Amoedo (Novo) e João Goulart Filho (PPL). Os candidatos falam de coisas vagas. Ciro cita a "preservação e ampliação de nosso patrimônio artístico-cultural". Amoêdo cita "novas formas de financiamento de cultura".

Candidaturas que não apresentam propostas para cultura: Cabo Daciolo (Patriota), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Vera Lucia (PSTU).

Acompanhe tudo sobre:Partidos políticosIncêndiosMuseusEleições 2018Museu Nacional

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos