Brasil

Motoristas de ônibus cruzam os braços em Salvador

Os motoristas de ônibus paralisaram suas atividades para exigir aumento salarial em Salvador e deixaram a capital baiana sem transporte público


	Salvador, Bahia: greve na cidade acontece após paralisações em São Paulo e no Rio
 (FHmolina/Getty Images)

Salvador, Bahia: greve na cidade acontece após paralisações em São Paulo e no Rio (FHmolina/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2014 às 13h32.

Rio de Janeiro - Os motoristas de ônibus paralisaram nesta terça-feira suas atividades para exigir aumento salarial em Salvador e deixaram a capital baiana sem transporte público a 16 dias da Copa do Mundo.

A greve na cidade, que entre outros receberá os jogos Espanha-Holanda e Alemanha-Portugal, acontece depois das paralisações em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Assim como em São Paulo e no Rio de Janeiro, a greve em Salvador foi liderada por motoristas de ônibus que se opõem a um acordo assinado no dia anterior pelo sindicato que os representa e que lhes garante um aumento salarial de 9%.

Apesar de o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Bahia ter determinado que pelo menos 70% dos ônibus deveriam circular, os motoristas paralisaram toda a frota e deixaram sem transporte cerca de 1 milhão de pessoas.

Embora o sindicato tenha aprovado o acordo com os proprietários das frotas de ônibus, alguns de seus dirigentes, como Hélio Ferreira, dizem que não todos os motoristas estavam presentes na assembleia em que foi votada a proposta.

"Muitos chegaram depois da votação na assembleia. Por isso estamos apoiando a decisão dos insatisfeitos de se declararem em greve", afirmou o líder sindical, que explicou que os motoristas querem um reajuste salarial de 12%.

Alguns grevistas atravessaram os ônibus em importantes avenidas da cidade e furaram os pneus, o que provocou grandes engarrafamentos.

Os motoristas do Rio e de São Paulo devem voltar a se reunir na próxima semana para decidir sobre novas greves e não descartam cruzar os braços durante a Copa.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolÔnibusSalvadorTransporte públicoTransportes

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP