Brasil

Moraes nega novo pedido, e Braga Netto terá que responder a denúncia sobre trama golpista

Ministro do STF rejeita adiamento solicitado pela defesa do ex-ministro

Com a decisão, está mantido o prazo até sexta-feira para apresentação da manifestação (Carlos Moura/SCO/STF/Flickr)

Com a decisão, está mantido o prazo até sexta-feira para apresentação da manifestação (Carlos Moura/SCO/STF/Flickr)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de março de 2025 às 17h39.

Tudo sobreAlexandre de Moraes
Saiba mais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta quinta-feira, 6, um novo pedido da defesa do ex-ministro Walter Braga Netto para mais prazo na resposta à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Com a decisão, está mantido o prazo até sexta-feira para apresentação da manifestação.

Na quarta-feira, os advogados de Braga Netto recorreram de uma decisão anterior de Moraes e insistiram para que a resposta fosse apresentada somente após a manifestação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que firmou um acordo de delação premiada. Além disso, solicitaram a ampliação do prazo para o dobro do estipulado inicialmente, de 15 dias, e que o novo período fosse contado a partir da contestação de Cid.

Moraes mantém prazo para resposta até sexta-feira

O ministro rejeitou o pedido e reafirmou que o prazo segue inalterado. "O agravo regimental não terá efeito suspensivo, de modo que o prazo para a Defesa de Walter Braga Netto apresentar a resposta, nos termos do art. 4º da Lei 8.038/90, se encerrará amanhã, no dia 7/3/2025, às 23h59min", escreveu Moraes.

Ex-ministro é um dos denunciados pela PGR

Braga Netto foi denunciado pela PGR no inquérito que investiga uma suposta trama para subverter o resultado das eleições presidenciais de 2022. A investigação apura a participação de ex-integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL) em um plano para manter o ex-presidente no poder.

STF analisa outros pedidos de acusados no caso

A negativa de Moraes ocorre em meio a uma série de tentativas de advogados dos investigados para ampliar prazos e modificar procedimentos no andamento da ação. A corte já recebeu outras solicitações semelhantes e analisa novos desdobramentos do caso.

Defesa pode apresentar novos recursos

Mesmo com a negativa, a defesa de Braga Netto ainda pode recorrer da decisão e buscar outras alternativas dentro do STF. No entanto, com o prazo definido pelo ministro, a expectativa é que a resposta à denúncia seja apresentada até o fim da sexta-feira.

Investigação segue em andamento no STF

O caso segue em tramitação no STF, e a denúncia contra Braga Netto e outros investigados será analisada pelos ministros. Caso a acusação seja aceita, o ex-ministro poderá se tornar réu no processo.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre de MoraesWalter Braga Netto

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas