Brasil

Moraes aceita denúncia contra outros 200 envolvidos nos atos golpistas

Com a divulgação do voto do ministro, que é relator das denúncias, os demais nove ministros da Corte também podem começar a votar

Atos de 8 de janeiro: Se a maioria aceitar a denúncia, os acusados passarão a responder a uma ação penal (Rosinei Coutinho/SCO/STF/Flickr)

Atos de 8 de janeiro: Se a maioria aceitar a denúncia, os acusados passarão a responder a uma ação penal (Rosinei Coutinho/SCO/STF/Flickr)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 25 de abril de 2023 às 06h38.

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta segunda-feira, 25, o julgamento de mais 200 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Na ocasião, vândalos depredaram as sedes do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso e o Palácio do Planalto. Primeiro a votar, o ministro Alexandre de Moraes decidiu pelo recebimento das denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados.

A votação começou à meia-noite e vai até às 23h59 da próxima terça-feira, 2. Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos de forma eletrônica e não há deliberação presencial.

Com a divulgação do voto do ministro, que é relator das denúncias, os demais nove ministros da Corte também podem começar a votar. Se a maioria aceitar a denúncia, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornam réus no processo. Em seguida, o ministro deverá analisar a manutenção da prisão dos acusados que ainda permanecem detidos.

Em função de aposentadoria de Ricardo Lewandowski, a Corte não conta com o voto do 11° ministro. Em votação já encerrada, a Corte aceitou denúncia contra 100 investigados pela participação nos atos.

Presos nos atos de 8 de janeiro

Conforme levantamento do STF, das 1,4 mil pessoas que foram presas no dia dos ataques, 294 (86 mulheres e 208 homens) continuam no sistema penitenciário do Distrito Federal. Os demais foram soltos por não representarem mais riscos à sociedade e às investigações.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre de MoraesSupremo Tribunal Federal (STF)CPMI do 8 de janeiro

Mais de Brasil

Onda de calor faz consumo de energia bater recorde no Sudeste e Centro-Oeste, diz ONS

Todos têm direito à presunção de inocência, diz Lula ao comentar denúncia de Bolsonaro

Após denúncia da PGR, Bolsonaro diz que 'mundo está atento ao Brasil'

Governo de SP decreta situação de emergência para dengue em meio à alta de casos