Brasil

Ministro do STF envia inquérito contra Aécio para primeira instância

Alexandre de Moraes enviou investigação sobre desvios nas obras da Cidade Administrativa, sede do governo mineiro

Aécio Neves: crimes de corrupção teriam ocorrido a partir de 2007, quando senador era governador de Minas (Ueslei Marcelino/Reuters/Reuters)

Aécio Neves: crimes de corrupção teriam ocorrido a partir de 2007, quando senador era governador de Minas (Ueslei Marcelino/Reuters/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 8 de maio de 2018 às 15h18.

Última atualização em 8 de maio de 2018 às 15h20.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou um dos oito inquéritos contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) na Corte para a primeira instância da Justiça de Minas Gerais.

Trata-se da investigação sobre desvios nas obras da Cidade Administrativa, sede do governo mineiro. O inquérito foi aberto com base na delação premiado de executivos da empresa Odebrecht, que relataram o repasse de R$ 5,2 milhões em propina ao parlamentar. O senador Aécio Neves ainda é alvo de outros sete inquéritos no STF e figura como réu em uma ação penal.

Os crimes de corrupção teriam ocorrido a partir de 2007, quando Aécio era governador de Minas. Moraes aplicou a interpretação mais restrita do foro privilegiado que foi firmada na pelo plenário do STF.

Na semana passada, o plenário da Corte determinou que somente deveriam ser julgados no Supremo casos contra deputados e senadores envolvendo suspeitas de crimes cometidos durante e em relação com o mandato.

Quando o caso veio à tona, a defesa de Aécio disse ser "falsa e absurda" a acusação de irregularidades nas obras da Cidade Administrativa e que todas as etapas da obra foram acompanhadas pelos órgãos de fiscalização responsáveis.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesCorrupçãoMinas GeraisPSDBSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo