Brasil

Ministério Público vai investigar atuação da GCM em SP

A Promotoria de Saúde disse que recebeu denúncias de que os guardas-civis estavam verificando pessoas na região da Cracolândia e revistando bolsas

CGM: "isso não é trabalho da GCM. Vamos baixar um inquérito civil público junto à Defensoria Pública", disse o promotor (Prefeitura de SP/Divulgação)

CGM: "isso não é trabalho da GCM. Vamos baixar um inquérito civil público junto à Defensoria Pública", disse o promotor (Prefeitura de SP/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de maio de 2017 às 09h58.

São Paulo - O Ministério Público de São Paulo vai instaurar inquérito civil para investigar a atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

O promotor Arthur Pinto Filho, da Promotoria de Saúde Pública, disse que recebeu denúncias de que os guardas-civis estavam verificando pessoas que circulavam na região da Cracolândia e revistando bolsas. A cena foi vista ontem pelo Estado, na Rua Helvétia.

"Isso não é trabalho da GCM. Vamos baixar um inquérito civil público junto à Defensoria Pública para recolher provas de desvio de função e verificar se essa ordem partiu do Comando da Guarda, que será responsabilizado", disse.

Procurada, a Secretaria de Segurança Urbana afirmou que a diretriz para ações da GCM é dada "estritamente de acordo com o Estatuto Geral das Guardas Municipais" e está à disposição para esclarecimentos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:João Doria JúniorMinistério PúblicoPolícia CivilPoliciaissao-paulo

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame