Brasil

Ministério da Economia se reúne com bancos em NY

Agenda nos EUA inclui Bank of America e HSBC, além de fundos de investimento; Fábio Faria, das Comunicações, participa de encontros sobre leilão do 5G

Carlos da Costa, secretário de produtividade do Ministério da Economia, participa de reuniões com investidores nos EUA (José Dias/PR / Palácio do Planalto/Divulgação)

Carlos da Costa, secretário de produtividade do Ministério da Economia, participa de reuniões com investidores nos EUA (José Dias/PR / Palácio do Planalto/Divulgação)

CA

Carla Aranha

Publicado em 30 de setembro de 2021 às 15h46.

Com a volta das viagens internacionais, representantes dos ministérios da Economia e das Comunicações embarcaram aos Estados Unidos para uma série de reuniões com bancos como o HSBC e Bank of America, além de fundos de investimento, em Nova York. O objetivo é apresentar projetos com potencial de atrair capital privado e detalhar marcos regulatórios, como o do saneamento, que abriram mercado à iniciativa privada, conforme apurou EXAME.

  • Entenda como as decisões do Planalto, da Câmara e do Senado afetam seus investimentos. Assine a EXAME.

Os setores que mais têm gerado interesse são o de telecomunicações, com o leilão do 5G (programado para novembro), de infraestrutura de transportes, saneamento e indústria.

Com o marco regulatório do saneamento, aprovado no ano passado, uma série de leilões de companhias estaduais de água e esgoto começou a ser realizada. Até o final do ano, estão previstas pelo menos mais seis concessões, no Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul, que juntas devem movimentar 16,4 bilhões de reais. Em abril, o leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) arrecadou 22,6 bilhões de reais, superando a expectativa inicial em 114%.

“A indústria, com crescimento de mais de 10% no primeiro semestre, também tem despertado interesse dos estrangeiros principalmente no que diz respeito à oferta de crédito”, diz Carlos da Costa, secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. “Está no radar inclusive a indústria de porte médio”.

Leilão do 5G

O ministro Fábio Faria também viajou a Nova York para participar de uma agenda com investidores, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Embaixada do Brasil.

No domingo, 3, Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura, deve desembarcar em Nova York para encontros com fundos de investimento como o Lazard, com um portfolio de 8,3 bilhões de dólares em infraestrutura, BlackRock, GIP e Macquarie, que vem investindo no Brasil recentemente. O objetivo é apresentar os grandes projetos de infraestrutura e pavimentar o caminho para a captação de investimentos para as superconcessões com data marcada entre o final de outubro e novembro, que devem atrair 23 bilhões de reais.

 

Acompanhe tudo sobre:BancosFundos de investimentoMinistério da EconomiaMinistério da InfraestruturaMinistério das ComunicaçõesNova YorkTarcísio Gomes de Freitas

Mais de Brasil

Sobe para 41 número de mortos em acidente em Minas Gerais

Avião cai em Gramado, na Serra Gaúcha, e não deixa sobreviventes

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes