Brasil

Migração para SP cai e reduz crescimento da população

Na década passada, a cidade de São Paulo recebeu 47.946 migrantes por ano, valor que corresponde a um terço do total registrado no final do século XX

No auge da migração em São Paulo, o fluxo anual de migrantes era 6,4 vezes maior do que o atual (Acervo SP Turis)

No auge da migração em São Paulo, o fluxo anual de migrantes era 6,4 vezes maior do que o atual (Acervo SP Turis)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2011 às 08h50.

São Paulo - A diminuição do fluxo de migrantes para São Paulo na última década foi decisiva para que o Estado registrasse o menor crescimento populacional dos últimos 70 anos. Entre 2000 e o ano passado, São Paulo recebeu 47.946 migrantes por ano, valor que corresponde a um terço do total registrado na década anterior. No auge da migração em São Paulo, entre os anos 1970 e 1980, o fluxo anual de migrantes era 6,4 vezes maior do que o atual.

Pela primeira vez, o aumento da população no Estado, que ficou em 1,1% na década, foi mais baixo do que a média nacional (1,2%). A redução no saldo vegetativo anual (diferença entre nascimentos e mortes) também ajudou a diminuir o ritmo de aumento populacional. O crescimento vegetativo da década foi de 379 mil. Na passada, era de 467 mil.

Como resultado, a população de São Paulo passou de 36,974 milhões em 2000 para 41,252 milhões de habitantes em 2010. Os dados são de pesquisa divulgada ontem pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), com base nos resultados demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoImigraçãoMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Brasil

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

Após indiciamento, Bolsonaro critica atuação de Moraes: 'Faz tudo o que não diz a lei'