Brasil

Michel Temer: os Jogos Olímpicos fazem a diferença

"O esporte une as nacionalidades, é capaz de trazer a fraternidade e paz aos povos. E é o que vai acontecer no Rio de Janeiro nas próximas semanas"


	Michel Temer: "Vamos estender o tapete vermelho a todos nossos visitantes, atletas, trabalhadores e turistas"
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Michel Temer: "Vamos estender o tapete vermelho a todos nossos visitantes, atletas, trabalhadores e turistas" (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2016 às 08h47.

Depois de anos de preparação, chegamos ao grande dia. A realização no Brasil dos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul é demonstração da capacidade do País de superar obstáculos, sejam políticos ou econômicos.

Não tenho dúvida, depois de acompanhar atentamente o processo de envolvimento que antecedeu esse momento, de que a realização pelo País de um megaevento esportivo, com imensa visibilidade internacional, fará o povo brasileiro se reencontrar com sua alegria natural.

Nós, brasileiros, podemos dizer, com orgulho, que somos um dos países mais miscigenados do mundo, como lembrou, em várias de suas obras, Darcy Ribeiro.

É característica ímpar que nos leva a receber, de braços abertos, povos de todos continentes para esta celebração esportiva, assim como fizemos em toda a história de formação de nossa nação.

O esporte une as nacionalidades, é capaz de trazer a fraternidade e paz aos povos. E é o que vai acontecer no Rio de Janeiro nas próximas semanas.

Durante a realização dos Jogos seremos mais brasileiros que nunca: um povo com características marcantes de hospitalidade e respeito ao próximo, um povo trabalhador, alegre e dedicado a realizar grandes transformações em harmonia e com pluralidade.

Vamos estender o tapete vermelho a todos nossos visitantes, atletas, trabalhadores e turistas.

Tenho chamado a atenção, nestes pouco mais de 80 dias de governo, de que é urgente pacificar a nação e unificar o Brasil. Vamos sediar o evento esportivo mais importante do Planeta, inspirado na tradição da paz e da harmonia.

A 31ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna mostrará a mais de cinco bilhões de pessoas uma nação de democracia consolidada, instituições sólidas, um país pacífico e uma economia com imenso potencial de desenvolvimento.

O diálogo é o primeiro passo para enfrentarmos os desafios para avançar e garantir a retomada do crescimento. E nada mais propício para que esse cenário se concretize do que promover o diálogo por meio do congraçamento dos atletas e participantes de todo o mundo que estarão em terras brasileiras.

Os Jogos representam união, diversidade e inclusão em todos os sentidos, com o belo exemplo do Complexo Esportivo de Deodoro.

Não será a primeira vez que mostramos ao mundo nossa capacidade de organização, recepção e acolhimento seguro e caloroso de visitantes.

Já demos mostra destas qualidades em megaeventos de nível mundial: Copa do Mundo, Jogos Pan-americanos, Jogos Mundiais Militares, Jornada Mundial da Juventude e Copa das Confederações.

Muito além do espetáculo esportivo, no qual estarão competindo milhares de atletas de alto nível dos cinco continentes, as Olimpíadas proporcionarão outras oportunidades ao nosso País.

Investidores, por exemplo, poderão conhecer o potencial econômico e de geração de negócios do Brasil.

A essa altura, e com a certeza de que os Jogos terão o sucesso que todos esperamos, vamos contribuir fortemente para difundir os valores do esporte: cooperação, solidariedade, disciplina e superação.

No plano mais concreto, também deixarão como herança aos brasileiros uma rede nacional de treinamento, com excelentes instalações nas cinco regiões do país voltadas tanto à iniciação esportiva como ao alto rendimento.

Já é possível, também, mensurar o imenso legado em infraestrutura urbana feitos pelos governos municipal, estadual e federal e que ficarão para a população.

São 27 projetos de mobilidade, meio ambiente, renovação urbana, esporte e ciência que totalizam R$ 24,6bilhões.

Os investimentos em centros esportivos, em programas como o Bolsa Atleta, serão um legado dos Jogos, ao estimular os jovens a lutar por seus objetivos, a viver a alegria da superação, a atuar em equipe e respeitar o adversário.

Estamos promovendo Jogos Olímpicos que deixarão um grande legado aos brasileiros e ao mundo. Faremos a confraternização dos povos em meio aos melhores atletas mundial e tornaremos este evento inesquecível. Tenham todos uma grande Olimpíada!

Michel Temer

Presidente da República, em Exercício.

Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasMDB – Movimento Democrático BrasileiroMetrópoles globaisMichel TemerOlimpíada 2016OlimpíadasPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRio de Janeiro

Mais de Brasil

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência

Lula discute atentado com ministros; governo vê conexão com episódios iniciados na campanha de 2022

Justiça absolve Samarco, Vale e BHP pelo rompimento de Barragem em Mariana