Brasil

Massa de ar quente da Argentina pode afetar cidades brasileiras; saiba quais

Máximas devem permanecer entre 36ºC e 39ºC na metade oeste do Rio Grande do Sul pelo menos até a metade da próxima semana

Ondas de calor: massa quente de ar vinda da Argentina promete semana quente para o sul (Almadén/Divulgação)

Ondas de calor: massa quente de ar vinda da Argentina promete semana quente para o sul (Almadén/Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de fevereiro de 2024 às 11h09.

Nos próximos dias, a Argentina será atingida por uma forte massa de ar quente, descrita por especialistas como um "domo de valor". De acordo com o portal MetSul, o aumento das temperaturas poderá ser sentido no Uruguai e em parte do Brasil, mais especificamente na metade Oeste do Rio Grande do Sul.

A onda de calor, que trará uma longa sequência de dias quentes no Centro e no Norte da Argentina, deve alcançar o território gaucho, onde as máximas devem permanecer entre 36ºC e 39ºC, pelo menos até a metade da próxima semana.

Entre os municípios da metade oeste do Rio Grande do Sul estão Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manuel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

A região da fronteira Oeste do estado deve ter marcas próximas dos 40ºC. Já Porto Alegre e o Litoral Norte também devem ter dias quentes, assim como nos vales e no Centro do estado, as máximas devem ultrapassar os 35ºC nos próximos dias. Apesar da previsão de calor para a região, não são esperadas temperaturas extremas no restante do Brasil.

Domo de calor na Argentina

Os termômetros na Argentina devem marcar acima dos 40ºC nos proóximos dias. Na região, a situação é mais crítica e o SMN (Serviço Meteorológico Nacional da Argentina) tem emitido alerta vermelho para províncias do Oeste do país e o Norte da Patagônia.

Enquanto isso, no Uruguai, as máximas previstas devem ficar entre 34ºC e 38ºC. O Inumet, Instituto Uruguaio de Meteorologia, também emitiu um aviso de onda de calor a partir da sexta-feira passada.

Acompanhe tudo sobre:BrasilArgentinaCaloronda de calor

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais