Marina abre vantagem de 10% no 2º turno, diz Datafolha
Segundo pesquisa, a candidata do PSB empataria com a presidente Dilma no 1º turno das eleições
Da Redação
Publicado em 29 de agosto de 2014 às 20h50.
São Paulo – A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva (PSB), empataria com a presidente Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno e ganharia no segundo com uma diferença de 10%, mostra a nova pesquisa Datafolha divulgada pelo Jornal Nacional desta sexta-feira.
Segundo o levantamento, tanto a presidente quanto a ex-senadora possuem 34% das intenções de voto. O candidato do PSDB, Aécio Neves, aparece em terceira colocação com 15% dos votos.
Dos entrevistados, 7% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto outros 7% se declararam indecisos.
A simulação de um provável segundo turno entre Marina e Dilma mostra uma larga vantagem da candidata do PSB. Marina apresenta 50% das preferências, contra 40% da petista.
Já contra Aécio, a preferência do eleitorado volta para a atual presidente. Dilma tem 48% das intenções de voto, contra 40% para o tucano.
O Datafolha não simulou uma disputa do segundo turno entre Marina e Aécio.
No levantamento anterior, divulgado no dia 18 de agosto, a presidente Dilma tinha 36% das intenções de voto, contra 20% de Aécio, e 21% de Marina Silva, que ainda não tinha sido confirmada oficialmente como candidata do PSB.
Segundo o Datafolha, o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 2%, para mais ou para menos.
Aprovação
O Datafolha também apurou que 35% dos eleitores consideram o governo Dilma bom ou ótimo. No último levantamento, esse número era de 38%.
Já os eleitores que avaliaram o governo como ruim ou péssimo foram 26%, um aumento de 3%. Os que consideram o governo regular foram 39% dos entrevistados, número 1% maior que o último levantamento.
Texto atualizado com mais informações às 20h47min do mesmo dia.