Exame Logo

Marco Aurélio critica gestão de Barbosa no STF

Ministro disse que espera que a gestão de Lewandowski seja "uma época de diálogo maior"

Os ministros Joaquim Barbosa (frente) e Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (José Cruz/ABr/Agência Brasil)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 11h59.

São Paulo - Ao comentar a posse de Ricardo Lewandowski como novo presidente do Supremo Tribunal Federal , o ministro Marco Aurélio Mello criticou o antigo colega Joaquim Barbosa, último a presidir a corte.

Marco Aurélio, um dos mais antigos integrantes do Supremo, disse à Rádio Estadão que espera que a gestão de Lewandowski seja "uma época de diálogo maior".

Veja também

"Diálogo que não tivemos na gestão imediatamente anterior ante os inúmeros atritos surgidos com segmentos da magistratura, Ministério Público, Defensoria e os demais poderes", afirmou Marco Aurélio, que discursa na posse marcada para a tarde desta quarta-feira, 10.

Sobre a gestão de Barbosa, Marco Aurélio admitiu que a maneira como o antigo colega conduzia as sessões atrasava o andamento dos processos.

"As sessões ficaram um pouco mais demoradas pelos incidentes verificados e as discussões por vezes descambaram para um campo que não é o do Supremo".

Questionado sobre o processo do mensalão, quando Barbosa e novo presidente da Corte travaram vários embates, Marco Aurélio disse que "a história fará justiça aos votos proferidos pelo ministro Ricardo Lewandowski".

"O que não dá é para partir para a intolerância ou não aceitar o entendimento diverso do colega", afirmou Marco Aurélio Mello.

O ministro falou sobre o papel do presidente da Corte e disse que notou, nas últimas semanas, período em que Lewandowski liderou o Supremo interinamente, uma maior produção no plenário.

Na opinião de Marco Aurélio, Lewandowski deve reformular o papel do Conselho Nacional de Justiça para que ele deixe a função de "simples corregedoria" e passe a programar "o Judiciário que queremos".

Acompanhe tudo sobre:Joaquim BarbosaJustiçaPolítica no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame