Brasil

Manifestantes e torcedores se misturam em Copacabana

O policiamento foi reforçado ao longo da Avenida Atlântica, inclusive com agentes da Força Nacional

Protesto: manifestantes seguram faixas e cartazes lembrando nomes de vítimas mortas em ações policiais (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Protesto: manifestantes seguram faixas e cartazes lembrando nomes de vítimas mortas em ações policiais (Tomaz Silva/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2014 às 16h42.

Rio de Janeiro - Duas manifestações anticopa e contrárias à política de segurança do governo do Rio ocorrem na orla de Copacabana, em meio aos milhares de torcedores que chegam à praia para acompanhar, na Fifa Fan Fest, o jogo do Brasil contra Camarões. A partida começa às 17h.

O policiamento foi reforçado ao longo da Avenida Atlântica, inclusive com agentes da Força Nacional.

Os manifestantes seguram faixas e cartazes lembrando os nomes de vítimas mortas em ações policiais, como o pedreiro Amarildo de Souza, a auxiliar de serviços gerais Claudia Silva e o dançarino Douglas Rafael Pereira, o DG.

O morador de rua Rafael Braga – preso no ano passado durante os protestos – também foi lembrado.

Ele era o único manifestante que continuava preso, acusado de portar explosivos, embora a defesa aleguasse que o rapaz levava apenas material de limpeza.

Segundo a ativista Mariangela Carvalho, da Frente Independente Popular (FIP), ele ganhou a liberdade provisória na última semana.

Enquanto os manifestantes seguem pela Avenida Atlântica, gritando frases como "O lucro da Fifa é surreal, aqui no Brasil não fica um real", e "Da Copa, eu abro mão, eu quero mais dinheiro para saúde e educação", e batendo tambor, os turistas parecem não se intimidar e param para bater fotos.

Para eles, foram confeccionados cartazes e panfletos em inglês, com o título Why shout there won't be a World Cup – Porque gritamos não vai ter Copa, em tradução livre.

Acompanhe tudo sobre:ProtestosEsportesFutebolProtestos no BrasilEventosCopa do Mundo

Mais de Brasil

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário

Contrato de extensão da linha 5-Lilás deve ser assinado até março de 2026

Sóstenes diz que R$ 430 mil apreendidos pela PF vieram da venda de um imóvel